Trabalhadores de diversas categorias aderem à Greve Geral no Centro

Ônibus estão parando conforme chegam à Praça da Bandeira, professores paralisaram atividades e suspenderam aulas.

| Jonathan Dourado/Jornal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vários estados do Brasil se mobilizaram na manhã da sexta-feira (14) para a Greve Geral nos principais pontos das cidades para manifestar a insatisfação com a Reforma da Previdência e demais medidas do governo. Diversas categorias de trabalhadores paralisaram suas atividades juntamente com centrais sindicais, partidos políticos e estudantes. Em Teresina, manifestantes se concentraram no Centro, próximo ao prédio do INSS, onde protestaram contra a Reforma da Previdência, o bloqueio de recursos para a educação e medidas econômicas do atual governo (PSL). 

 Na capital, por volta das  9h30, um grupo iniciou caminhada com cartazes, bandeiras e carros de som pelas ruas do Centro com uma parada em frente ao prédio da Prefeitura de Teresina. Em seguida, o grupo seguiu pela avenida Maranhão, paralisando o trânsito e gritando palavras de ordem. 

Manifestantes fazem ato no Centro. Foto: Ananda Soares.

Segundo o representante da federação dos Correios-PI, José Rodrigues, a greve geral significa defender o patrimônio do povo brasileiro "O governo pretende vender as empresas públicas estatais, entre elas, os Correios e nós entendemos que os Correios é um patrimônio da nação brasileira, faz a integração nacional e realiza as principais políticas públicas como a distribuição do livro didático e as provas do Enem", relata. 

Estudantes e movimentos sociais também expressaram revolta com o posicionamento dos dirigentes do governo. "Esse ato significa o posicionamento da classe trabalhadora contra esse governo que não representa os nossos anseios. Estamos hoje na rua manifestando todos os retrocessos  e os cortes dos gastos do presidente, defendemos também a classe trabalhadora que não pode ter seus direitos retirados", falou a estudante de Letras da UFPI, Teônia Mikaela.

As entidades representativas de educação também marcaram presença. Cássio Borges, vice-presidente do nordeste da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), que representa pós-graduandos brasileiros, estudantes de mestrado, doutorado e outros programas, falou “Nós estamos preocupados com a Reforma da Previdência. Quando a gente termina o ciclo de formação, até o pós-dourado, a pessoa mesmo  muito jovem, ela só vai terminar com, no mínimo, 30 anos. Então, a perspectiva de aposentadoria dela só é com mais de 80 anos de idade, o que é praticamente inviável para quem se dedica tanto para construir conhecimento científico para modificar o futuro do nosso país”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES