Trabalhadores participam de oficina sobre alimentação adequada‏

Trabalhadores participam de oficina sobre alimentação adequada‏

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia Mundial da Alimenta??o, comemorado nesta ter?a-feira, 16, ? um momento em que o mundo volta sua aten??o para a inseguran?a alimentar que afeta cerca de 800 milh?es de pessoas, de acordo com a Associa??o Brasileira de Direito Humano a Alimenta??o Adequada.

No Piau?, os ?rg?os que comp?em o Conselho Estadual de Seguran?a Alimentar e Nutricional est?o realizando desde essa segunda-feira (15) at? a pr?xima quinta-feira (18) a Semana Mundial da Alimenta??o, sob a perspectiva de que a alimenta??o adequada ? um direito em constru??o.

Nesse sentido, a Secretaria Estadual de Sa?de (Sesapi), atrav?s do Centro Estadual de Refer?ncia em Sa?de do Trabalhador (Cerest), vai realizar nesta quarta-feira, a partir das 14h30, no audit?rio do Centro, a oficina O Trabalhador e o Direito Humano ? Alimenta??o Adequada - Estabelecendo Compromissos. A oficina, direcionada para trabalhadores representantes dos sindicatos piauienses, objetiva sensibilizar sobre a garantia de uma alimenta??o adequada no ambiente do trabalho.

A nutricionista do Cerest, Edna Lima, afirma que ? preciso garantir o engajamento dos trabalhadores para a defesa do seu direito. ?Consideramos que existe inseguran?a alimentar quando algu?m para se alimentar precisa suprimir algum outro direito, como o lazer, por exemplo. Por outro lado, ? necess?rio o acesso econ?mico e a condi??o nutricional adequada para uma boa alimenta??o. Por isso, ? preciso saber escolher. ? isso que vamos debater na oficina?, declara.

A nutricionista ressalta que ainda ser?o abordadas as doen?as decorrentes de uma alimenta??o n?o adequada, como a obesidade e a hipertens?o. ?Um dos nossos objetivos ? chamar a aten??o dos trabalhadores, atrav?s dos sindicatos, que a alimenta??o saud?vel tamb?m ? uma quest?o de sa?de p?blica?, diz Edna Lima.

Ela destaca que o Cerest est? preparado tanto para orientar como para encaminhar os trabalhadores para avalia??o da sua condi??o nutricional. ?Nosso maior objetivo ? sensibilizar a todos sobre esse direito tanto a uma alimenta??o saud?vel quanto a um ambiente de trabalho salubre e adequado a essa alimenta??o, al?m da garantia de uma melhor qualidade nutricional. Por isso, estamos construindo parcerias com os sindicatos para desenvolver esse trabalho, detectando a situa??o dos trabalhadores e encaminhando para o tratamento, se necess?rio?, destaca a nutricionista do Cerest.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES