Trabalhadores têm prejuízos com gastos de transporte por aplicativos

Para solucionar essa problemática, muitos empresários têm investido no transporte fretado

Motorista de aplicativo | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina de todos os teresinenses, especialmente dos que dependem do transporte público para chegar ao trabalho. O sistema de transporte público não oferece meios para evitar a disseminação do vírus. Além disso, nos últimos 35 dias, os usuários tiveram que enfrentar o caos causado pela paralisação da frota que circula na capital.

Diante desse cenário, muitos usuários buscaram alternativas mais caras, como o uso de carros por aplicativos, destinando parte do salário para a locomoção ao trabalho, já que o auxílio transporte fornecido pelas empresas não cobre os custos extras.

Transportes por aplicativo geram altos gastos (Foto: divulgação)

É o caso da diretora de arte Ana Camila Freitas que todos os dias utiliza o transporte por aplicativo para ir ao trabalho. “Sem vale transporte, a realidade dos ônibus e o risco de contaminação no trajeto, tenho que destinar parte do meu salário para conseguir chegar ao trabalho, o custo chega a ser de 40% do meu faturamento mensal, uma opção que encontrei para economizar foi usar a corrida compartilhada, que consigo diminuir até pela metade o valor que costumo pagar. Um dos problemas foi resolvido, mas como acabo dando mais voltas pela cidade não consigo ser pontual e isso afeta na minha produtividade de forma negativa”, explica.

Por outro lado, a opção que alguns empresários encontraram foi a contratação de empresas que oferecem transporte fretado para garantir que todos cheguem no horário, de forma mais segura e econômica. Essa já é uma realidade em grandes cidades, como São Paulo, já que também traz benefícios ao meio ambiente, como a redução da emissão de gases poluentes.

Setor de transportes fretados registra aumento de procura (Foto: divulgação)

Algumas empresas são especializadas em oferecer transporte fretado, proporcionando comodidade, agilidade, pontualidade e segurança, é o caso da Transportta. “Seja escola, prefeitura ou empresa, nós atendemos diferentes públicos, com um transporte voltado às necessidades de cada público. Desde o ano passado, a procura pelos nossos serviços tem aumentado bastante, já que o custo-benefício para os nossos clientes é bem atrativo”, enfatiza Marcos Lira, diretor da Transportta.

Atualmente, a empresa transporta cerca de 2.200 passageiros por dia, garantindo a otimização do trajeto, uma vez que todo o percurso é monitorado através de um sistema inteligente, desenvolvido pela Transportta. Além disso, os usuários devem seguir todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 e os veículos são sanitizados diariamente para garantir maior segurança aos passageiros e motoristas.

“A crise do transporte público do Brasil tem provocado reflexos negativos ao setor, a facilidade de acesso ao transporte individual e a popularização dos aplicativos de transporte vem refletindo no bolso dos trabalhadores, das alternativas possíveis para melhorias é o transporte fretado, é o mais viável de imediato, pois o custo-benefício favorece as empresas e aos trabalhadores por conta de maior assiduidade pontualidade, menor risco de contaminação e favorecendo as empresas em rendimento, o ideal seria que cada setor pudesse funcionar de acordo com a demanda e sem prejuízos aos mais desfavorecidos”, comenta João de Moura Neto, presidente Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES