“Trabalho não deve ser apenas por dinheiro, é preciso um objetivo”, diz psicóloga

Fatores psicológicos podem alter o ambiente de trabalho de qualquer empresa.

Semana da Saúde do Trabalhador do Sistema Meio Norte de Comunicação | Kaio Eduardo Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O publicitário Fábio há 5 anos trabalha na mesma empresa e fazendo o mesmo trabalho que considera ?menor?, como criar anúncios para clientes pequenos em revistas de pouca circulação. Infeliz no trabalho, Fábio começa a descontar seu desanimo também na relação com sua companheira há 7 anos e passa a entrar em sites de relacionamento para tentar buscar ?algo novo?. Foi só quando sua parceira decidiu terminar a relação que Fábio percebeu seus erros e ?mudou de vida?. Abriu seu próprio negócio e o relacionamento amoroso que ia escorrendo pelo ralo voltou novamente ao que era antes.

A situação acima é fictícia, mas representa a história de vida de muitas pessoas que se sentem desmotivadas em seu trabalho e com a forma que conduz suas relações interpessoais. Para a psicóloga Flaviany Paiva, especializada em palestras para motivar profissionais, todo mundo tem ?que se arriscar e fazer o que realmente gosta, apesar de, às vezes, ter que fazer algo que desaprova?. O que parece um paradoxo é, na verdade, segundo ela, a busca por um equilíbrio.

Flaviany participou da Semana da Saúde do Trabalhador, realizada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação para seus colaboradores, com a palestra intitulada ?A influência dos fatores psicológicos no ambiente de trabalho?, em que os funcionários de todos os setores da empresa puderam opinar sobre o que é trabalho. Para Tânia Lustosa, diretora comercial da Rádio e Rede Meio Norte, ?a diversão é fundamental para se desenvolver um bom trabalho, assim ele fica mais leve?.

Para Flaviany, a visão de que trabalho é apenas um meio para se obter dinheiro é equivocada. Por causa disso, contou ela, as empresas devem estar atentas aos problemas e sentimentos de seus colaboradores. Mas é o próprio trabalhador o principal responsável pela sua felicidade. ?Deve-se encarar os problemas de forma positiva e leve. Temos que fazer o que gostamos e com quem gostamos?.

?Precisamos sonhar alto?, concluiu Flaviany. A Semana da Saúde do Trabalhador conta com várias atividades de saúde e também de beleza.

Dicas para o Bem Estar no trabalho

1- Autoaceitação ? tente se aceitar como você é, com qualidades e também defeitos

2- Melhore a forma como se relaciona com as pessoas ? é fundamental para ter um ambiente de trabalho mais leve e divertido

3- Autonomia ? você tem que omitir suas opiniões, mesmo ela indo contra a da maioria

4- Domínio do ambiente de trabalho ? tente ser mais proativo

5- Tente alcançar seu objetivo de vida ? todos nós temos um objetivo a ser alcançado e também algo mal resolvido em nossas vidas

6- Às vezes, desacelere ? vale a pena diminuir o ritmo de trabalho para evitar problemas físicos e mentais no futuro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES