SEÇÕES

Trancoso alia charme e belezas à história e ao turismo religioso

Distrito de Porto Seguro, Trancoso está localizado na região em que Pedro Álvares Cabral desembarcou com suas caravelas em 1500

Trancoso | Amanda Costa/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Quadrado é o centro de Trancoso, com restaurantes, pousadas e bares. Crédito: Amanda Costa/MTUR

Trancoso é um dos destinos mais charmosos e sofisticados da Bahia e, também, um dos mais procurados do litoral baiano. Reúne, ao mesmo tempo, belezas naturais, com praias e vegetação, história, cultura e religiosidade. É um destino para todos os gostos. Localizada na região sul da Bahia, a vila de Trancoso integra a rota estratégica do Descobrimento, ao lado de Arraial d´Ajuda e Caraíva – todas elas distritos de Porto Seguro. Completa este roteiro o município de Santa Cruz Cabrália. Foi nesta região que Pedro Álvares Cabral desembarcou, em 1500.

Para chegar à vila, o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. Saindo de lá, é possível seguir até o Distrito pela BR-367 de carro ou pela travessia de balsa de Porto Seguro a Arraial d´Ajuda, que encurta o trajeto até Trancoso.

O Quadrado, como é conhecida a praça principal, é o coração da vila. Dia e noite moradores e turistas circulam pelo gramado, rodeado por árvores centenárias e antigas casinhas coloridas, que se transformaram em pousadas, lojas, restaurantes e bares.

A "Igrejinha do Quadrado" é um dos principais cartões-postais da vila. Crédito: Amanda Costa/MTUR 

Na extremidade do Quadrado está a Igreja de São João Batista, mais conhecida como “Igrejinha do Quadrado”, e onde muitos casamentos são realizados até hoje. É uma das igrejas mais antigas do País e um dos principais cartões-postais de Trancoso – construída entre 1815 e 1817 com pedras de arrecifes e um reboco comum na região que utilizava areia, óleo de baleia e água doce.

Atrás da igreja está um mirante com vista privilegiada para a praia dos Nativos, que é a mais movimentada da vila. É lá também que o rio Trancoso deságua, formando lagoas de águas quentes. Pelo Quadrado é possível acessar a praia com uma caminhada de cerca de 10 minutos. A vila também conta com outras praias, como a dos Coqueiros, com recifes e, claro, coqueirais.

A praia dos Nativos é vista pelo mirante atrás da igreja e pode ser acessada pelo Quadrado. Crédito: Amanda Costa/MTUR

A partir de Trancoso, também é possível acessar outras praias da redondeza, como a de Taípe, famosa por abrigar falésias de cerca de 40 metros de altura em tons avermelhados, e a praia do Espelho, considerada por muitos uma das mais belas do País.

Principal atividade econômica da vila, o turismo foi diretamente impactado pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19.  O fechamento de atividades turísticas em geral afetou hospedagem e passeios, assim como o funcionamento de restaurantes lanchonetes, bares, barracas de praia e casas de aluguel para temporada.

A partir de julho, o distrito, assim como toda a região de Porto Seguro iniciou a reabertura gradual das atividades, seguindo todos os protocolos de biossegurança necessários contra a doença.

Em todo o município, 340 selos Turismo Responsável foram emitidos para setores como meios de hospedagem, guias, agências de turismo e restaurantes. Trata-se de um programa do Ministério do Turismo que estabelece boas práticas de higienização para 15 segmentos do setor, conferindo mais segurança aos turistas.

A professora aposentada Sonia Torres, de Arcos (MG), não viajava há sete meses e escolheu Porto Seguro para passar férias em família, visitando Trancoso e Arraial d´Ajuda. “Este é um lugar paradisíaco. Quem nasceu e mora aqui é privilegiado”, comentou sobre Trancoso. “Estamos tomando os devidos cuidados. Lavo as mãos sempre, passo álcool em gel e sempre com máscara”, disse.

UM POUCO DE HISTÓRIA 

Trancoso entrou na rota do turismo brasileiro a partir da década de 70, impulsionado, entre outros grupos, por hippies em busca de maior contato com a natureza. “A chegada dos hippies acaba trazendo outras pessoas e começa o boom turístico em Porto Seguro, com a descoberta do litoral, estimulados também pela abertura da BR-367”, conta o historiador e arqueólogo Tadeu Cardoso, que estuda e atua na região há 22 anos.

Nesta época, muitas comunidades tradicionais começaram a vender suas casas, principalmente no Quadrado, para pessoas que vinham de fora. “Alguns começaram a fazer marmitas ou lanches para quem vinha da praia”, conta Cardoso, ao destacar que até hoje o Quadrado abriga alguns residentes antigos, que começaram a tirar do turismo a sua renda.

Mas a história de Trancoso é bem mais antiga. Quando os portugueses desembarcaram no Brasil, era uma aldeia tupi. Ainda no século XVI os Jesuítas se estabeleceram na região para catequização dos indígenas que ali viviam e estabeleceram a Aldeia de São João, que contava com uma biblioteca de suporte à evangelização. Em 1760, a aldeia foi elevada a condição de Vila de São João.

Mais tarde, em 1760, após desentendimentos com o político e diplomata Marques de Pombal, os jesuítas deixam a vila, que tinha cerca de 500 índios na época. O convento dos padres jesuítas foi demolido e a biblioteca destruída. Mais tarde, entre 1815 e 1817, a Igreja de São João Batista foi erguida, utilizando as bases da biblioteca e até hoje permanece no Quadrado.

FESTAS POPULARES 

Uma das festas mais tradicionais da cidade e que movimentam o turismo local são celebrações religiosas: de São Sebastião (20 de janeiro), de São Brás (3 de fevereiro) e do padroeiro da Paróquia, São João Batista, (25 de junho) – todas com grande participação popular. Atualmente, há três mastros coloridos fincados em frente à igreja, cada um homenageia um dos três santos. Anualmente, na data destas celebrações, os mastros são trocados por novos, sendo que a pintura deles e das bandeiras é produzida por artistas locais.

O frei Romão, que administra a igreja, conta que as três festas são públicas, têm almoço grátis para todo mundo, procissão, missa e levantamento do mastro, começando no dia anterior à celebração. “São 24h sem parar de festa. Começa com o samba de coro dos nativos por volta das 20h. Depois o show artístico, que vai até 5h. Então, todo mundo desce para buscar o mastro, que já está pintado. Tem um café servido para todo mundo que os festeiros providenciam. Enquanto isso, na Casa das Festas, estão ali 20 a 30 mulheres para cuidar do almoço, que é gratuito para todo mundo. Turista não paga almoço nestes dias”, assegura.

Na sequência, às 16h, é realizada a missa. Depois vêm a procissão e uma cerimônia que reúne canto, tambores e dança quando é indicada a escolha dos festeiros que organizarão a festividade no ano seguinte. Só então o mastro é levantado.

Frei Romão durante a celebração da Festa de São Brás no ano passado. Crédito: divulgação Paróquia

A próxima celebração é a de São Sebastião, cuja origem remonta de dois séculos atrás e está mantida, com algumas adaptações por conta da Covid-19. “Por exemplo, o levantamento do mastro não vai ser com o povo, será com um grupo restrito às famílias. Mas o almoço, como é feita a marmita e entregue na mão, será para todo mundo”, destaca o frei.

Diante de toda riqueza natural, cultural, artística e histórica, fica difícil dizer não a Trancoso. “Viaje com responsabilidade e redescubra o Brasil. Este é o convite que faço aos brasileiros. O turismo do nosso país está preparado para receber a todos os turistas”, destaca o ministro Marcelo Álvaro Antônio que, nesta semana, apresentou Trancoso ao secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, com visita a atrativos e uma série de reuniões para promoção do destino. (Por Amanda Costa/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos