Transexuais e travestis poderão usar nome social no Enem 2014

A decisão é inédita em 15 anos de exame e foi motivada por incidentes ocorridos nas edições anteriores entre ficais e candidatos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 95 candidatos e candidatas transexuais com autorização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para usarem seu nome social durante a prova. A decisão é inédita em 15 anos de exame e foi motivada por incidentes ocorridos nas edições anteriores entre ficais e candidatos. 

A determinação foi comemorada pela comunidade LGBT que luta pela garantia dos direitos das pessoas transexuais e travestis, principalmente em relação ao nome a qual preferem ser chamadas, evitando constrangimentos e discriminação.  Para Maria Laura do Reis, secretária geral do Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTRANS), a decisão do Inep é resultado do árduo trabalho do movimento e que a preocupação em fazer com que os candidatos e candidatas trans sejam bem tratados. "Nós parabenizamos o Instituto pela ação que é tão importante para nós, garantindo que vamos ser bem tratadas. Essa conquista nos mostra que o poder público está preocupado conosco, além de evitar constrangimentos e acusações de falsidade ideológica que muitas trans passam", afirma. 

A discriminação no ambiente escolar  é o principal motivo da evasão da população de transexuais e travestis do meio acadêmico, fazendo com que muitas procurem alternativas de trabalho que as deixem em situação de vulnerabilidade para a violência. Maria Laura acredita que a utilização do nome social na inscrição fará com que muitas trans sintam-se a vontade para continuar ou voltar aos estudos. "Tendo a forma de tratamento adequada e não sendo discriminadas, as trans se sentirão mais a vontade para frequentar o ambiente acadêmico. Tenho certeza que a essa decisão fará que muitas de nós que têm vontade de continuar os estudos se preparem e nos próximos anos teremos mais candidatas trans inscritas", declara a secretária.  

A determinação em criar um procedimento especifico para inscrever transexuais e travestis no exame foi prometido ano passado pelo então ministro da Educação, Aloizio Mercadante quando algumas candidatas transexuais que fizeram a edição de 2013 do Enem relataram que sofreram constrangimento na hora de apresentarem o documento de identidade aos fiscais das salas de prova. Como usavam um nome social diferente do nome indicado no documento de identificação, duas estudantes transexuais disseram que só receberam o caderno de provas no primeiro dia depois de um longo processo de conferência de dados.

Para poderem garantir o direito, os candidatos e candidatas precisaram ligar para um telefone de atendimento e solicitar um formulário específico. Entre as opções estavam a designação em sala de aula conforme a ordem alfabética do nome social, o tratamento dado pelos fiscais e se vão querer usar o banheiro masculino ou feminino. O Enem será realizado dia 08 e 09 de novembro e mais de 8,7 milhões de pessoas devem fazer a prova. 

 

Clique aqui e curta a página do meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES