Transferência de animais do Zoobotânico pode ocorrer no 2° semestre

A estimativa de Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), é que a operação inicie logo após a aprovação do protocolo de esvaziamento e libertação dos animais do parque

Transferência de animais do Zoobotânico para santuários ainda não tem prazo | tv mn
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), irá transferir todos os animais exóticos do Parque Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina, para santuários ecológicos em vários estados do Brasil. A parceria com a Confederação Brasileira de Proteção Animal é inédita no país e objetiva traçar e garantir maior bem estar animal e a preservação do parque.

A secretária do Meio Ambiente, Sádia Castro, esclareceu que um protocolo de esvaziamento e libertação dos animais do Parque está sendo elaborado nos trâmites jurídicos e que a operação pode ocorrer ainda no segundo semestre de 2021.

"Nesse momento o que o Estado propõe é o protocolo de transferência de animais de cativeiros para santuários. No Brasil não existe um protocolo que regularmente isso e o Piauí está elaborando o documento, que será levado para ser aprovado, só assim a gente deve começar a fazer a operação, não há uma data específica, estamos começando com o protocolo", justificou a secretária durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (15), na sede da Semar.

Animais do Parque Zoobotânico, na Zona Leste de Teresina serão transferidos para santuários ecológicos em todo país- Foto: Solange TV MN

"O primeiro passo é protocolar, o manejo de animais requer o rigoroso seguimento de leis e o regramento é muito grande, e nós sabemos disso, nós queremos fazer isso para preservar a saúde física e psicológica desse animais", completou.

Conforme a secretária, há uma expectativa de que os primeiros animais que serão transferidos serão as famílias dos macacos barrigudos e ainda felinos, uma onça pintada e uma leoa. Hoje, o parque abriga 400 animais.

A secretária do Meio Ambiente, Sádia Castro, em coletiva de imprensa  explicando sobre os trâmites do protocolo de esvaziamento do parque- Foto: Solange TV MN

Segundo a gestora, a operação de transferência colaborativa será escalonada. A Confederação fará o levantamento dos santuários aptos a receberem os bichos para viverem livres e soltos. Um programa da Força Aérea Brasileira (FAB), irá colaborar com o transporte dos animais aos seus destinos definitivos de liberdade. 

O corpo técnico da Semar está providenciando a regularização das espécies junto ao Sistema Nacional de Fauna Silvestre (Sisfauna) e elaborando as instruções normativas do protocolo de transferência.

A vereadora Thanandra Sarapatinhas protocolou um pedido de retirada destes animais junto ao Ministério Público do Piauí (MP-PI) depois de receber muitas denúncias nas redes sociais. "As pessoas pediram para que eu fizesse alguma coisa por esses animais, protocolei a retirada no MP-PI e junto a Secretaria. Esse trabalho é de todo mundo que abraçou a causa, pessoas que não são a favor de ver os animais presos. Só de saber que esses animais vão passar os últimos dias de vida em um local tranquilo, para mim não tem preço e é só alegria de agradecer a todos que ajudaram na campanha, e agora, que vão ajudar na transferência para esses novos locais", comemorou a parlamentar.

Ursa Marsha como modelo

A iniciativa segue como modelo pioneiro a transferência da ursa Marsha, depois renomeada de Rowena, para o santuário Rancho dos Gnomos, em Joanópolis (SP).

Para o veterinário e visitante do parque Sávio Feitosa, a decisão de transferência foi mais que acertada. "Manter animais selvagens presos é uma crueldade e eles podem desenvolver neuroses e outras doenças permanentes quando em cativeiro", assegurou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES