Transporte: Teresina adotará sistema de bilhetagem moderno e mais eficiente

Na quarta-feira (23), o prefeito Dr. Pessoa sancionou duas novas leis sobre a regulamentação do serviço na capital

Transporte: Teresina adotará sistema de bilhetagem moderno e mais eficiente | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sistema de Bilhetagem Eletrônico (SBE) do transporte público urbano de Teresina passará por diversas melhorias aos usuários. Na quarta-feira (23), o prefeito Dr. Pessoa sancionou duas novas leis sobre a regulamentação do serviço na capital, que será gerenciado pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB).

São duas mudanças principais. A primeira é que o sistema de bilhetagem eletrônico será digital, como nas maiores capitais do país. A segunda será a quantidade de relacionamentos que o usuário vai ter com a bilhetagem. Hoje, a aquisição só acontece de forma presencial, e agora serão dez opções de compra”, afirma João Duarte, presidente da Eturb.

Transporte: Teresina adotará sistema de bilhetagem moderno e mais eficiente - Foto: Apoliana Oliveira

Além de conferir maior agilidade ao SBE e mais conforto ao usuário, que terá maior rapidez no embarque e segurança na restituição dos valores dos seus créditos em caso de perda, extravio ou roubo do cartão eletrônico, as novidades irão melhorar o desempenho estrutural, operacional e econômico do transporte público urbano.

Outro importante benefício do novo sistema será o aumento da segurança informacional, mediante a retirada de numerário ou passes atualmente utilizados a bordo dos veículos, permitindo ao poder público municipal um maior controle da demanda de passageiros transportados, gratuidades e beneficiários de descontos.

“Teremos um maior controle dos dados para aí, sim, fazer um planejamento em relação aos ônibus em Teresina. Hoje é muito difícil suprir a demanda de um determinado bairro porque a prefeitura não tem esses dados sobre a necessidade real ou não. Com a melhor organização dos dados, iremos resolver várias problemáticas”, afirmou João Duarte.

Transporte: Teresina adotará sistema de bilhetagem moderno e mais eficiente - Foto: Reprodução

Recentemente, a Eturb esteve reunida com representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), da Procuradoria Geral do Município (PGM) e do Banco do Brasil para discutir a implantação das mudanças. A expectativa é que a empresa pública abra uma licitação ou faça a adesão de outra empresa pública em âmbito nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES