Tratamento para doença na válvula cardíaca é incluído no SUS

O implante transcateter de válvula aórtica é minimamente invasivo que permite a correção da válvula cardíaca afetada pela estenose aórtica

Tratamento para doença na válvula cardíaca é incluído no SUS | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Saúde incluiu, nesta quinta-feira (3), na Tabela de Procedimento, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS) o Implante Transcateter da Válvula Aórtica (ITVA) para tratamento da estenose aórtica grave. O financiamento no procedimento é de mais de R$ 50 milhões.

“Nós queremos um sistema de saúde forte e edificante que seja capaz de incorporar inovações. Não é só estabelecer uma política pública, mas fazer com que ela seja acessível para todos”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na ocasião da assinatura da portaria.

Tratamento para doença na válvula cardíaca é incluído no SUS (F

O implante transcateter de válvula aórtica é um procedimento minimamente invasivo que permite a correção da válvula cardíaca afetada pela estenose aórtica, uma doença caracterizada pela obstrução da estrutura cardíaca e que afeta cerca 5% da população com mais de 75 anos.

“Atualmente 75 hospitais são habilitados como nível A no programa QualiSUS Cardio. Nesse primeiro momento, 20 hospitais foram selecionados para implementar o novo procedimento, abrangendo grande parte do País”, pontuou a secretária de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (Saes), Maíra Botelho.

O pedido de habilitação deverá ser formalizado pelos hospitais aptos a realizar o procedimento juntamente às respectivas gestões em saúde, às quais competirá o cadastramento e a instrução por meio do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde – SAIPS.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES