Traumatismo dentário? Corra para o dentista!

Cirurgião bucomaxilofacial, Fábio Sato, dá dicas de como agir nessas situações

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dente quebrou, a boca está sangrando ou está sofrendo muita dor? Esses sintomas são característicos de traumatismo dentário, que podem ser ocasionados por pequenas quedas ou acidentes do dia a dia.

Dependendo da aparência pós queda ou outro tipo de acidente, a primeira reação é correr para o hospital, mas não se desespere. "Apesar de parecer uma fratura externa, pode estar relacionado com a arcada dentária e caso não for tratado da maneira correta, pode apresentar futuras complicações", afirma o cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Fábio Sato.

O mestre e doutor Fábio Sato preparou algumas dicas para ajudar nessas situações e explica que atitudes devem ser tomadas desde o caso mais simples até o mais grave.

Corte ou sangramento

Para este tipo de acidente, ele recomenda que a primeira providência é colocar sobre o ferimento uma compressa de gaze ou pano limpo e pressionar bem, a fim de controlar o sangramento. Em seguida, o indicado é procurar o auxílio de um dentista especializado para que ele defina se há ou não necessidade de sutura.

Fratura do dente

Lave a região delicadamente com água morna, e se houver fragmento grande de dente, colocá-lo em leite, soro ou na própria saliva e procure imediatamente um cirurgião dentista.

É importante deixar claro que após o trauma, é comum ocorrer uma mudança de cor. Um escurecimento na coroa do dente pode indicar uma perda de vitalidade e será necessário um tratamento mais detalhado para a recuperação.

Em dentes de leite, nem sempre a alteração significa perda de vitalidade e, em muitos casos, a cor poderá retornar ao seu normal. O dentista deverá ser consultado, para fazer o tratamento ou acompanhamento.

E se houver perda total do dente permanente?

O reimplante do dente permanente é indicado, mas para que haja sucesso são necessárias algumas condutas como controlar o sangramento com gaze ou pano limpo, recolher o dente e pegá-lo pela coroa (parte de cima), não encostando na raiz, remover cuidadosamente resíduos com leite ou soro, sem esfregá-lo e colocá-lo de volta no seu lugar e procurar imediatamente um cirurgião dentista.

Esse procedimento não pode ser feito com dente de leite. "Diante de qualquer situação de trauma, antes de tudo, o meu melhor conselho é manter a calma, agir com rapidez e procurar ajuda", finaliza o dentista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES