Trem turístico centenário volta a ligar cidades históricas no Paraná

Após 3 décadas sem operar, atração retoma as atividades adotando todos os protocolos de biossegurança

Trem Caiçara é a locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no país | Divulgação ABPF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Trem Caiçara é a locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no país. Crédito: Divulgação ABPF

Uma joia da história do Paraná e do turismo brasileiro, o Trem Caiçara voltou a operar no último sábado (21.11), após 30 anos sem dar partida. A locomotiva a vapor mais antiga em operação regular no Brasil liga as cidades históricas de Morretes e Antonina, através de um percurso de 16 km pelas belezas do litoral paranaense.

O passeio garante uma “viagem no tempo” a bordo da recém restaurada Maria Fumaça Mogul 11, fabricada em 1884. O trajeto do Trem Caiçara faz parte da Estrada de Ferro Dona Isabel, inaugurada em 1892, e se inicia na histórica Estação de Antonina reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e reformada, no ano passado, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo.

O passeio turístico tem duração de uma hora, com duas saídas diárias: às 9h30 e às 14h30, em Antonina, e às 11h e às 16h, em Morretes. O valor é de R$ 75 e o passeio deve ser agendado com sete dias de antecedência da data desejada pelo site da Serra Verde Express. A empresa, que também opera o trem que liga Curitiba e Morretes, aderiu ao selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” do Ministério do Turismo, símbolo de comprometimento à adoção de protocolos de segurança sanitária para a prevenção do coronavírus. 

Para prevenir a disseminação da Covid-19, a Estação Ferroviária e o Trem Caiçara adotaram medidas de biossegurança. As locomotivas circularão com metade da capacidade para respeitar o distanciamento social e será obrigatório o uso de máscaras durante todo o percurso.

O prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, conta que o retorno das atividades só está sendo possível, graças a importantes parcerias. “Queremos agradecer todo o apoio do governo federal, por meio do Iphan, pois a nossa centenária Estação Ferroviária foi toda restaurada, o que foi essencial para que Antonina fosse escolhida para sediar o passeio”, lembrou o prefeito. “Com este projeto, estamos trazendo desenvolvimento, geração de emprego e renda, além de valorização da cultura para a nossa comunidade”, disse Azim. (Por Vanessa Castro/MTur)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES