Três capivaras morrem atropeladas na zona Sul de Teresina

Os órgãos dos animais ficaram expostos após o atropelamento e o veículo responsável pela ação não foi localizado.

Capivaras | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois filhotes e uma capivara adulta morreram atropelados no prolongamento da Avenida Marechal Castelo Branco, nas proximidades da Marginal Poti Sul, na zona Sul de Teresina. A fatalidade foi registrada pela jornalista Cinthia Lages e exibida no programa Notícias da Boa na manhã desta quinta-feira (17). Quem passou pelo local ficou em choque com a cena.  

Os órgãos dos animais ficaram expostos após o atropelamento e o veículo responsável pela ação não foi localizado. Com os cadáveres no meio da pista, motoristas e motociclistas tiveram que desviar das capivaras mortas. "Uma mãe e dois filhotes, é de cortar o coração, fiquei assustada", disse a jornalista Patricia Kelly Rodrigues, que passou de carro pelo local na manhã desta quinta.

Capivaras são atropeladas e morrem na zona Sul de Teresina (Foto: reprodução)

A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Norte é responsável pela área. A reportagem entrou em contato com o órgão e aguarda um posicionamento.

Atropelamento de animais foi pauta na Alepi

Na última sexta-feira (11), o governo do Piauí sancionou a lei nº 7.749, tornando obrigatório que os motoristas e ciclistas que atropelarem um animal prestem socorros ao animal após o acidente, em qualquer rodovia ou via pública do estado. Em caso de descumprimento, o motorista ou ciclista poderia receber uma multa de 250 unidades fiscais de referência do Estado do Piauí (UFIR-PI). 

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), no entanto, vetou parcialmente a proposta da deputada Teresa Britto (PV) após solicitar a prorrogação do estado de calamidade pública no estado. O Projeto de Lei da deputada Teresa Britto prevê que “todo motorista, motociclista e ciclista que atropelar qualquer animal será obrigado a lhe prestar socorro”, e as custas do tratamento seria de responsabilidade do condutor. 

Porém, o governador argumentou que o Código Civil brasileiro já obriga o dono ou o detentor do animal a ressarcir o dano causado e o Estado não pode legislar sobre este assunto, pois é de competência da União. Desta forma, o veto parcial retira do Projeto de Lei a obrigatoriedade do condutor cobrir as despesas do tratamento do animal.

Leia Mais

Capivaras são atropeladas e morrem na zona Sul de Teresina (Foto: reprodução)

Capivaras são animais mansos e andam em bando

As capivaras são animais calmos e mansos, nativos da América do Sul. Vivem em locais próximos ao ambiente aquático. Esses animais vivem em grupos que variam de tamanho e apresentam organização social. A quantidade de capivaras nos grupos varia de 2 a 30 animais, apresentando um macho dominante e várias fêmeas em um único grupo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES