Tribunal de Contas do Estado aprova auditoria em presídios do Piauí

Atendendo a uma solicitação do Ministério Público de Contas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atendendo a uma solicitação do Ministério Público de Contas (MPC), o Tribunal de Contas do Estado aprovou por unanimidade, a realização de auditoria nas unidades prisionais do Piauí. A relatoria da ação ficou sob a incumbência da conselheira Lilian Martins. Em tal âmbito, a representação do MPC teve como base as últimas rebeliões e mortes de detentos nos presídios de Manaus, Roraima e Natal, devido à superlotação e condições precárias dos presos; neste caso, o trabalho em solo piauiense se dá de modo preventivo, no intuito de contribuir para que situações parecidas não aconteçam no Estado.

O pedido foi orquestrado pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC), para adotar estratégias de atuação nas esferas regional e nacional, o mesmo trabalho foi desenvolvido pelos membros do Ministério Público de Contas (MPC) de outros entes federativos. Nesse sentido, segundo o procurador-geral do MPC, Plínio Valente já são 19 pedidos protocolados pelos Procuradores-Gerais de Contas dessas regiões aos Tribunais de Contas dos respectivos Estados, a fim de que sejam realizadas Auditorias Operacionais e de conformidade. “Vamos buscar os principais dados relacionados com o sistema penitenciário local, tais como estrutura e custos com material, pessoal e gestão, dentre outros”, disse.

TCU também fará fiscalização

Seguindo o mesmo norte, o Tribunal de Contas da União (TCU), a ministra Ana Arraes propôs em plenário que fosse realizada auditoria coordenada com os tribunais de contas dos estados e municípios para examinar os aspectos mais relevantes da gestão operacional e de infraestrutura das penitenciárias do Brasil. No caso da fiscalização do TCU nos presídios de todo o país, a fiscalização será destinada à análise das medidas emergenciais que estão sendo adotadas para lidar com a atual crise e à análise da gestão, dos custos e das tecnologias de apoio associados ao sistema prisional.

Embora a gestão carcerária seja função principal dos estados federados, “é importante destacar que o saldo atual do Fundo Penitenciário Nacional é superior a 3 bilhões de reais”, informou a ministra. Com a anuência à solicitação do MPC, o TCE-PI sai na frente.

Cabe lembrar que o Piauí já vem adotando medidas emergenciais, de modo a evitar rebeliões e motins nas unidades prisionais do Estado, como por exemplo a suspensão das férias de todos os servidores e o retorno dos entes emprestados à outras pastas. Além disso, há a previsão para a construção de novas penitenciárias no Piauí e o fortalecimento das ações, através do Judiciário, para acelerar o julgamento dos presos provisórios.

Por Francy Teixeira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES