Tribunal de Contas do Piauí comemora 118 anos de existência

14 personalidades receberam a Medalha Colar do Mérito.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com sessão solene especial e entrega da Medalha Colar do Mérito a 14 personalidades, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) comemorou nesta segunda-feira (28) os 118 anos de sua existência. A solenidade ocorreu no auditório do TCE, conduzida pelo presidente da Corte de Contas, conselheiro Olavo Rebelo, e presença de todos os conselheiros, servidores, autoridades do Poder Judiciário, Executivo e Legislativo e familiares dos homenageados.

A programação incluiu a execução do Hino do Piauí, pelo violonista Assis Bezerra e o cantor Gomes Brasil, e saudação dos agraciados pelos repentistas Jota e Jotinha. O conselheiro Luciano Nunes, decano do TCE, saudou os homenageados. Ele disse que entrega da medalha “é uma forma de demonstrarmos o respeito e a admiração que temos pelo trabalho de vocês, pelo que fazem pelo engrandecimento do Estado e das categorias que representam (…) e também um agradecimento pela parceria e contribuição ao controle externo”.

O desembargador Sebastião Ribeiro Martins e a auditora de Controle Externo Lucieni Pereira da Silva, do Tribunal de Contas da União (TCU), agradeceram a medalha em nome dos homenageados. O presidente do TCE, conselheiro Olavo Rebelo, disse que a homenagem é um reconhecimento e agradecimento às pessoas que ajudam o controle externo no trabalho de combate à má gestão e na promoção da administração correta e justa. Destacou que neste momento, em que o país, atravessa uma grave crise ética e moral, aumenta a responsabilidade e a importância do papel dos órgãos de controle.

Criado e instalado em 1893, no Governo de Coriolano de Carvalho e Silva, o TCE é o mais antigo dos Tribunais de Contas dos estados brasileiros. Foi extinto na Revolução de 1930 e recriado por força do decreto-lei nº 1.200, de 24 de maio de 1946, após o fim da Ditadura do Estado Novo, no 1º Governo de Getúlio Vargas.

Além de Sebastião Ribeiro Martins e Lucieni Pereira, também receberam a Medalha Colar do Mérito o juiz Max Paulo Soares de Alcântara; o contador Joaquim Pio Mendes Vieira Neto, a empresária Cristina Maria Miranda de Sousa, o engenheiro Francisco Gerardo da Silva, ex-prefeito de Teresina; o procurador-geral de Justiça do Estado, Cleandro Moura, e a procuradora de Justiça Rosângela de Fátima Loureiro Mendes; o deputado estadual Wilson Nunes Brandão, o médico Gilberto Albuquerque, o reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes e Patrício Piauiense Soares de Araújo, servidor do TCE-PI; o filósofo e teólogo Johannes Skorzak e o promotor de Justiça Rômulo Paulo Cordão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES