Trizidela do Vale é a 1ª cidade do MA a contar com usina solar municipal

O parque é um sistema que se caracteriza como minigeração distribuída, conectada à rede de distribuição.

Trizidela do Vale é a 1ª cidade do MA a contar com usina solar municipal | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia, realizou a entrega de mais um grande empreendimento que marca sua gestão. Na segunda, dia 9, o gestor inaugurou o Parque de Energia Solar, localizado no Bairro São José. A Usina Fotovoltaica faz parte de uma série de ações comemorativas aos 26 anos de Trizidela do Vale. 

O parque é um sistema que se caracteriza como minigeração distribuída, conectada à rede de distribuição de energia elétrica através do sistema de geração de energia fotovoltaica do tipo on-grid com potência total instalada de 272kw, composto por 824 painéis geradores de 330 WP, 3 inversores de 80 KW e um inversor de 11 KW.

Com modalidade de geração definida com auto consumo remoto, o sistema gera energia em toda a área que será consumida pelas escolas da rede pública municipal de ensino, o que irá gerar através das placas uma economia mensal de aproximadamente 32.000 kwh/mês. 

Um projeto audacioso financiado pelo Banco do Brasil, no qual será será pago com recursos próprios da prefeitura, sendo avaliado em R$ 1.248,672,50. Com a inauguração dessa obra, Trizidela do Vale se destaca e se torna a cidade pioneira em todo o Maranhão a contar com esse tipo de parque.

Na ocasião, estiveram presentes secretários do governo municipal, o responsável pela empresa ganhadora da licitação, Werneck Leite; a engenheira elétrica, Marise Cruz, o Secretário de Meio Ambiente, Rai Brito, além de convidados e a imprensa da região.

Usina foi inaugurada pelo prefeito de Trizidela (Foto: Carlinhos Filho)

A engenheira ambiental do município Karla Leonel, que também participou do evento, disse que na região do Médio Mearim, após a criação da linha de créditos nas instituições bancárias para financiamento de energia renovável, popularizou-se a energia solar, consequentemente têm surgido diversas empresas especializadas para suprir a demanda, pois hoje é fácil identificar em todos os bairros, residências com painéis de energia solar instalados, gerando energia limpa e de qualidade, visto isso e o trabalho de consciência ambiental que é disseminado pela cidade, a prefeitura de forma brilhante resolveu construir uma usina de energia solar para alimentar os prédios da rede de ensino municipal, despertando em nossas crianças e adolescentes alternativas sustentáveis e um bem maior que é cuidar do planeta.

Usina solar é a primeira municipal do Maranhão (Foto: Carlinhos Filho)

Ao conversar com o prefeito Fred Maia, ele disse estar satisfeito com a entrega dessa obra, pois isso significa a responsabilidade e o compromisso que ele tem para com a população que reconhece o seu trabalho e sabe de que forma está sendo aplicado o dinheiro público.

Fonte: Carlinhos Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES