Tropas russas estão a menos de 25 km de Kiev, diz inteligência britânica

A sirene que reporta ataques aéreos foi acionada na capital ucraniana durante a madrugada de sábado do país

guerra | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tropas russas avançaram neste sábado (12) ainda mais em direção à Kiev e estão a menos de 25 km da capital ucraniana. A informação é de um relatório do serviço de inteligência do Minstério da Defesa do Reino Unido, que enviou aviões com equipamentos médicos e ajuda humanitária à Ucrânia.

Leia Mais

Ao longo desta madrugada, explosões e tiros foram ouvidos nos arredores da cidade, e casas em uma cidade vizinha foram registradas em chamas na cidade vizinha de Moschun.

Tropas russas avançam ainda mais perto de Kiev 

Por conta do avanço, os planos de evacuação da população de Kiev e dos arredores ao longo deste sábado ficaram comprometidos. Na cidade de Donetsk, autoridades locais também disseram que tropas russas não estão respeitando os corredores humanitários.

Neste sábado, o governo da Ucrânia anunciou novos corredores humanitários em várias cidades e vilarejos.

Prefeito de Melitopol é sequestrado após ataque russo

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusa a Rússia de sequestrar Ivan Fedorov, prefeito da cidade de Melitopol, e por conta disso, em declaração feita a imprensa ele comparou as ações da Rússia na guerra com as do Estado Islâmico. "Eles transitaram para um novo estágio de terror, no qual tentam liquidar fisicamente os representantes das autoridades locais legais da Ucrânia", afirmou o líder em vídeo divulgado.

Prefeito de Melitopol foi sequestrado após ataque russo

A promotoria da República Popular de Luhansk, afirma que havia um processo criminal contra o prefeito. Ele estava sendo acusado de cometer atos e atividades terroristas e de financiar uma milícia nacionalista para cometer crimes contra civis. As forças russas tomaram a cidade portuária de Melitopol, em 26 de fevereiro. Autoridades ucranianas alertam para uma catástrofe humanitária na cidade e que mais de 1.500 pessoas foram mortas.

Rússia ataca base aérea e depósito de munição perto da capital Kiev

Ataques com foguetes russos destruíram uma base aérea ucraniana perto da cidade de Vasylkiv, na região de Kiev, na manhã de sábado (12), disse a agência Interfax Ucrânia, segundo o prefeito local. Os ataques com foguetes também atingiram um depósito de munição, afirmou a prefeita de Vasylkiv, Natalia Balasynovych.

A sirene que reporta ataques aéreos foi acionada na capital ucraniana durante a madrugada do país.

A rede britânica BBC informou que alguns repórteres que estão na região ouviram bombardeios pesados na última meia hora.

Armazém é visto em chamas após o bombardeio na região de Kiev - Foto: Reuters

Grávida atingida em ataque russo a hospital sobrevive e dá à luz

Uma mulher grávida que estava na maternidade da cidade de Mariupol bombardeada esta semana pela Rússia sobreviveu ao ataque e deu à luz neste sábado (12).

Mariana Vishegirskaya, que teve que fugir a pé da maternidade e teve ferimentos na testa, passa bem. Sua bebê, uma menina, também passa bem.

Depois de fugir do local, ela foi levada a outro hospital da cidade com outras grávidas que também sobreviveram ao bombardeio. Lá, conseguiu concluir seu trabalho de parto e dar a luz à sua filha Veronika.

Mariana fugindo de maternidade logo após ataque - Foto: AP

Rússia diz que quer retomar diálogo sobre armamento com EUA

O governo da Rússia está disposto a reabrir o diálogo com os Estados Unidos sobre o controle de armas, segundo a agência de notícias russa RIA. De acordo com a agência, o vice-ministro de Relações Exteriores do país, Sergei Ryabkov, declarou que Moscou pode retomar as conversas se Washington estiver disposta a fazer o mesmo.

Ryabkov disse que o contato entre ambos os lados não cessou com a guerra na Ucrânia, mas que o Kremlin não vê sinais de que o governo americano esteja disposto a continuar com o diálogo. Os Estados Unidos ainda não se pronunciaram sobre as declarações do vice-ministro.

Abertura de corredores humanitários

Vários corredores humanitários em cidades e vilarejos ucranianos, incluindo o porto de Mariupol, devem ser abertos neste sábado (12) para que os civis possam sair, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, acrescentando que espera que a Rússia cumpra o cessar-fogo para permitir que isso aconteça.

Segundo Iryna, a Ucrânia planeja evacuar moradores de várias cidades e vilarejos nas regiões de Kiev e Sumy e de algumas outras áreas onde há combate.

"Espero que o dia corra bem, que todas as rotas planejadas estejam abertas e que a Rússia cumpra suas obrigações de garantir o cessar-fogo", disse Iryna.

Esforços para fornecer passagem segura para moradores de Mariupol falharam nesta semana.

Corredores humanitários são zonas desmilitarizadas em uma área específica e por um tempo específico – e todos os lados do conflito armado concordam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES