TRT-22 e MPT doam respiradores e monitores para hospitais do Piauí

A ação coordenada do MPT no Piauí e do TRT 22ª, no cumprimento de suas atribuições institucionais, resultou na distribuição de EPI´s para os hospitais da capital e interior, com destaque para três respiradores. Saiba mais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT´s) de todo o país e o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) estão empenhados em reunir esforços para evitar a propagação do vírus e destinar verbas para atender à situação emergencial provocada pela Covid-19. Vive-se tempos difíceis, mas a solidariedade tem feito a diferença.

A Justiça do Trabalho tem dado um grande exemplo de solidariedade e dedicação no combate ao vírus. Até o início desta semana, destinou cerca de R$ 80 milhões para implementação de ações sociais e de saúde pública no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. Grande parte desse valor atende a pedidos do Ministério Público do Trabalho (MPT-PI) e é oriundo de condenações em ações civis públicas e de execução de Termos de Ajustamento de Condutas (TAC´s) propostas/celebradas pelo MPT. Os dados foram apurados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Na conjuntura piauiense, o TRT-22ª e o MPT-PI têm feito um trabalho importante no acompanhamento das atividades dos Municípios e do Estado do Piauí no combate à pandemia, podendo assim colaborar de maneira precisa, eficaz e urgente. Foram realizadas várias doações de equipamentos de proteção individual e coletiva para os hospitais de Teresina e do interior, entregues para utilização, na linha de frente, pelos anestesistas da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Piauí – COOPANEST e demais profissionais de saúde relacionados nas equipes das áreas Covid nos hospitais. A título de exemplo, com o intuito de estimular doações de outras instituições e, em observância à transparência, elenca-as a seguir: 

- 1.483 filtros antivirais que impedem a circulação do vírus nos circuitos respiratórios e nos ambientes de UTI; 

- 150 sondas de aspiração e 30 caixas de acrílico a serem usadas por profissionais de saúde no manuseio das vias aéreas (entubação) de pacientes acometidos pelo coronavírus. 

- um respirador e um monitor para o Hospital Universitário – UFPI ;

- um respirador para o Hospital Getúlio Vargas – Estado;

- um respirador e um monitor para a Fundação Municipal de Saúde;

- 550 unidades de testes COVID IGG/IGM para o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga - LACEN-PI;

- 10.000 unidades de máscara hospitalar em SMS Duplo, das quais 2.000 já foram entregues, e as 8.000 unidades restantes planeja-se distribuir da seguinte forma: 4.000 para Secretaria de Segurança do Estado do Piauí; 2.000 para a Secretaria de Justiça do Estado do Piauí; 1.000 para os Conselhos Tutelares e 1.000 para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/Secretaria de Saúde do Estado do Piauí);

- 2.000 unidades de Jaleco hospitalar TNT 100g, sendo que 50 já foram distribuídas. As outras 1.950 unidades restantes serão doadas para a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS).

Analisando-se a necessidade individualizada do que o Pode Público estava mais precisando e conjugando-se com a capacidade de atendimento das demandas, o TRT 22ª conseguiu realizar essas importantes doações para hospitais da capital e interior, das três esferas, federal, estadual e municipal, as quais só foram possibilitadas graças aos valores oriundos de multas aplicadas em ações civis públicas interpostas pelo MPT-PI no TRT-22ª e de TAC´s celebrados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES