TRT faz manifesto contra trabalho infantil

O evento reuniu várias entidades

TRT | José Alves Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O 1º Manifesto Estadual contra o Trabalho Infantil do Piauí foi realizado na quinta-feira (10), no Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, localizado na Avenida João XXIII. Crianças de escolas públicas, agentes que combatem o trabalho infantil, estudantes e professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estiveram durante toda a manhã na sede do Tribunal. 

Uma infância saudável em convívio familiar, com atividades escolares e boas condições de saúde passa longe da realidade de muitas meninas e meninos. Estima-se que mais de 2 milhões de crianças entre 5 e 17 anos estejam submetidas ao trabalho infantil em casas de famílias, feiras, comércios, campo, lixões e até mesmo no tráfico de drogas.  

O outdoor “Basta de Trabalho Infantil”, em frente do prédio da sede do TRT da 22ª Região,       convidou a sociedade para um olhar atento aos casos que corrompem infâncias. “O Piauí tem em torno de 75 mil casos registrados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2016, então ainda é um problema sério em nossa sociedade e temos que combater principalmente com eventos de caráter informativo”, disse Carlos Wagner Cruz, juiz do Trabalho e coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem no TRT.

José Alves Filho

Também, durante o evento, na entrada do auditório Serra da Capivara, uma mostra com fotografias e objetos que remetiam ao trabalho infantil chamava a atenção de quem chegava ao manifesto. 

A Escola Municipal Santa Teresa e a Associação Madre Cabrini marcaram presença e realizaram uma revoada de balões coloridos com o objetivo de causar  reflexão sobre o tema. "É muito importante esse movimento, pois nos mostra o combate e também a conscientização de que o trabalho infantil é errado. Observei a exposição e vi várias imagens que mostram como é a vida de muitas crianças brasileiras que são exploradas e deixam de estudar”, falou Silmara Santos, de 13 anos de idade.

Marcelo Noleto, secretário de Governança e Estratégia do TRT, também idealizador da manifestação, debateu que exposição às mais diferentes formas de abuso, exploração, acidentes e traumas traça uma herança de danos físicos, psicológicos e sociais que produzem diversos males à sociedade. “Nós temos também o papel que vai além da função de prestar jurisdição, nós também propomos reflexões em torno dessa problemática gravíssima que é o trabalho infantil”, falou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES