TRT-PI condena empresário por importunação sexual contra funcionária

Questões de gênero envolvem igualdade e direitos fundamentais, vão ao encontro das relações sociais desiguais, independente de sexo

TRT-PI condena empresário por ato de cunho sexual contra funcionária | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI) condenou um empresário ao pagamento das verbas rescisórias, mais indenização por danos morais, equivalente a 10 vezes a última remuneração de uma ex-funcionária que o acusou de importunação sexual. Segundo a denúncia, o empregador fazia comentários de cunho sexual com a mulher no período que ela trabalhava na empresa.

A advogada trabalhista Noélia Sampaio, que atuou no processo, explica que já são diversas as decisões nos Tribunais do país no sentido de aplicar o Protocolo de Gênero emitido pelo CNJ.

TRT-PI condena empresário por ato de cunho sexual contra funcionária - Foto: Reprodução

A empregada alegou que o Empregador passou a dar tratamento ‘diferenciado’ (cuidado exagerado) a ela, desde quando essa foi admitida. Contou ainda que o Patrão passava a chave do carro em seu corpo e fazia comentários sobre o mesmo. As ‘brincadeiras’ com conotação sexual ocorriam muitas vezes até na frente de outros empregados. Ocasião em que chegou a mostrar uma fotografia dele nu em seu celular para a empregada, gerando gargalhadas de todos os outros empregados (as) no entorno”, destacou Noélia Sampaio.

Noélia Sampaio evidencia que Assédio Sexual não precisa necessariamente ter o toque, mas pode ocorrer através de comentários, mensagens, convites obscenos etc. Ela acrescenta que não é difícil encontrar esse tipo de conduta dentro do ambiente laboral, assim também como não é difícil se deparar com pessoas que não reconheçam as condutas como atos de cunho sexual. 

“É necessário se registar que é dever do Empregador promover uma gestão racional com condições plausíveis de segurança e saúde do trabalho, desenvolvendo sempre um clima de respeito e harmonia. Portanto, ao deixar de providenciar tais medidas, a empresa viola o dever objetivo de cuidado, configurando-se a conduta culposa”, comenta a advogada. 

Noélia Sampaio - Advogada trabalhista - Foto: Divulgação/TRT

A advogada também explica que “ainda que o próprio empregador não tenha cometido o Assédio Sexual, a empresa terá sua responsabilidade objetiva”.

Em seu depoimento, a empregada relatou que “..uma vez ele chegou abraçando-me por trás, tocando-me próximos aos seios, quando me levantei e pedi para que me respeitasse…”, o que revela a natureza inapropriada do empregador.

Questões de gênero envolvem igualdade e direitos fundamentais, vão ao encontro das relações sociais desiguais, independente de sexo. Portanto, o protocolo visa possibilitar a percepção de uma igual digna entre mulheres e homens, em todos os cenários.

“Assim, espera-se que este Protocolo com Perspectiva de Gênero impacte o exercício da jurisdição, permitindo uma mudança cultural que conduza ao atendimento dos objetivos fundamentais da República, qual seja, construir uma sociedade mais livre, justa e solidária”, pontua Noélia Sampaio.

Com informações do Tribunal Regional do Trabalho no Piauí



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES