TRT-PI destina valores para o combate da Covid-19

Também já está sendo providenciada a aquisição de máscaras, jalecos, luvas, monitores e kits de teste para Covid-19.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A resolução nº 313/20 do CNJ determinou, em seu art. 9º, que os tribunais deverão disciplinar a destinação de recursos de algumas espécies de processos para aquisição de materiais e equipamentos médicos necessários ao combate da pandemia Covid-19, a serem utilizados pelos profissionais da saúde. O TRT do Piauí regulamentou internamente a matéria por meio do art. 7º, IV, da Recomendação Conjunta GP/CR 001/20, orientando aos Juízes titulares e substitutos das varas do trabalho que envidassem esforços no sentido de agilizar os procedimentos relativos a processos que envolvessem valores que possam ser destinados ao combate à pandemia do coronavírus, com encaminhamento à Presidência, após ultimados a triagem e procedimentos ordinatórios pela VT, do número do processo e respectivo valor, a ser depositado em conta única específica, para que a Presidência do Tribunal delibere sobre a destinação, inclusive em alinhamento com a Secretaria do Estado de Saúde e com o Ministério Público do Trabalho. 

Em cumprimento a tais normas, até a data de 03/04/2020 já foram triados pelas Varas do trabalho da capital, do interior e pela Secretaria Judiciária, e catalogados pela Presidência e Secretaria de Governança e Estratégia, mais de 700 mil reais, advindos de condenações em ações civis públicas, execução de termos de ajustamento de condutas (TACs) e precatórios. 

Parte desse montante, advinda de ações das Varas do Trabalho de Picos e São Raimundo Nonato, foi destinada para compra dos seguintes equipamentos de proteção individual e coletiva, que estão sendo entregues em diversos hospitais de Teresina e interior por intermédio da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Piauí – COOPANEST: 1483 filtros antivirais que impedem a circulação do vírus nos circuitos respiratórios e nos ambientes de UTI; 150 sondas de aspiração; 30 caixas de acrílico a serem usadas por profissionais de saúde no manuseio das vias aéreas (entubação) de pacientes acometidos pelo coronavírus. 

Também já está sendo providenciada a aquisição de máscaras, jalecos, luvas, monitores e kits de teste para Covid-19.

“Estamos envidando todos os esforços para que a destinação desses valores ocorra da forma mais célere, ágil e estratégica possível, dada a necessidade e urgência decorrente da pandemia. Temos contado com a pronta colaboração de nossos magistrados e servidores, e de entidades como a COOPANEST, e temos alinhado as destinações com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina e com o Ministério Público do Trabalho, contribuindo com a aquisição de equipamentos de proteção para entrega imediata nos hospitais de Teresina e interior, reforçando o papel da Justiça do Trabalho no Piauí como Justiça Social e sua importância para a sociedade piauiense”, declarou a Presidente do TRT 22, Desembargadora Liana Chaib. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES