Trump anuncia que irá proibir aplicativo Tik Tok nos EUA

Segundo ele, autoridades do país mostraram preocupação com a segurança nacional por se tratar de uma plataforma chinesa

Trump anuncia que irá proibir aplicativo Tik Tok nos EUA | Reprodução / Hugo Gloss
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na última sexta-feira (31) que irá proibir o uso do aplicativo 'Tik Tok' em solo estadunidense. Segundo ele, autoridades do país mostraram preocupação com a segurança nacional por se tratar de uma plataforma chinesa. A proibição deve acontecer a partir deste sábado (1º). As informações são do portal O Tempo.

Em declarações aos jornalistas durante viagem no avião presidencial Air Force One, Trump declarou: "Em relação ao TikTok, vamos proibi-lo nos Estados Unidos".

TikTok, um aplicativo de vídeos muito popular entre os jovens e que pertence à ByteDance, uma empresa com sede na China, tem cerca de um bilhão de usuários no mundo.

Trump anuncia que irá proibir aplicativo Tik Tok nos EUA 

A plataforma é objeto de uma investigação do CFIUS, a agência americana responsável por monitorar se os investimentos estrangeiros não representam um risco à segurança nacional.

Funcionários e legisladores americanos expressaram nas últimas semanas preocupação com a possibilidade do TikTok ser usado pela China como ferramenta de espionagem. A empresa responsável pela rede social nega qualquer vínculo com o governo de Pequim.

Steven Mnuchin, o secretário do Tesouro dos EUA, disse na quarta-feira que faria uma "recomendação" sobre a plataforma à Casa Branca nesta semana.

Segurança nacional

O TikTok teve que se defender de seus vínculos com a China, onde a ByteDance possui um aplicativo semelhante, mas com outro nome. Sempre negou que compartilha informações com as autoridades chinesas e garante que não tem a intenção de aceitar pedidos neste sentido.

Na sexta-feira, antes do anúncio de Donald Trump, alguns meios de comunicação americanos afirmaram que o presidente iria obrigar o grupo ByteDance a vender o TikTok.

De acordo com o jornal "The Wall Street Journal" e a agência "Bloomberg", o presidente estava se preparando para assinar uma ordem oficial para obrigar a empresa-mãe chinesa a se separar do aplicativo em nome da proteção da segurança nacional.

A rede social não quis comentar as informações sobre a suposta venda forçada, limitando-se a afirmar que "confiamos no sucesso do TikTok a longo prazo".

"Centenas de milhões de pessoas vêm ao TikTok para se entreter e conectar, inclusive nossa comunidade de criadores e artistas que vivem graças à plataforma", acrescentou o TikTok.

No entanto, em vez de vender, Trump anunciou sua proibição nos Estados Unidos, que será efetiva a partir deste sábado.

Há alguns dias, o TikTok se comprometeu a ter um alto nível de transparência e a permitir o controle de seus algoritmos para tranquilizar usuários e reguladores.

"Todo o setor de atividades está sendo analisado com atenção e com razão. Devido às origens chinesas da empresa, estamos sendo analisados com mais atenção ainda. Aceitamos isso e aceitamos o desafio", disse nesta semana o CEO do TikTok, Kevin Mayer.

James Lewis, chefe do programa político de tecnologias no Center for Strategic and International Studies, acredita que o risco de segurança por usar o TikTok é "quase nulo". Em vez disso, "parece que a ByteDance pode estar sob pressão de Pequim", declarou.

A rede social também está na mira de outros países. A Índia a colocou no topo de uma lista de 59 aplicativos que proibiu em seu território em 30 de junho, para "garantir a segurança e a soberania do ciberespaço indiano".

O Paquistão, país muçulmano muito conservador, emitiu recentemente um "último aviso" ao aplicativo para que retire de sua plataforma conteúdos considerados "imorais, obscenos e vulgares".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES