Trump declara emergência nacional nos EUA por coronavírus

Casos nos EUA superaram os 1.700 e o número de mortos subiu para 41

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de emergência no país para enfrentar a epidemia do novo coronavírus. Os casos nos EUA superaram os 1.800 e o número de mortos subiu para 41. No começo da semana, Trump, anunciou a suspensão todos os voos da Europa para os Estados Unidos por 30 dias, em razão da pandemia. Em resposta,  diversos turistas americanos correram a aeroportos na Europa para tentar voltar ao país.

—  Eu estou oficialmente decretando uma emergência nacional. A ação que estou tomando vai abrir caminho para U$ 50 bilhões para estados e territórios.

Durante a coletiva, o presidente americano anunciou que o governo fechou uma parceria com o sistema privado para ampliar o acesso a testes, mas afirmou que só devem fazer os testes aqueles que se encaixam em critérios.


—  Nós não queremos todos fazendo o teste, isso é totalmente desnecessário.

Trump invocou a Lei Stafford, que capacita o Agência Federal de Gerenciamento de Emergências a coordenar a resposta a desastres e ajudar os governos estaduais e locais. 

Nesta sexta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que a Europa é o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que falou nesta sexta-feira em uma videoconferência, os casos registrados no continente "já superam a soma de todos os outros países do mundo, com exceção da China".

Entre os 10 países com mais casos, sete estão na Europa. Depois da Itália, a Espanha é a quinta, com 4.334, e a Alemanha está no sexto lugar, com 3.156, seguida pela França, com 2.882.

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou que irá declarar formalmente estado de emergência no sábado. O governo de Portugal, por sua vez, decretou estado de alerta para mobilizar o serviço de proteção civil, a polícia e o Exército em seus esforços para controlar a pandemia. Com o objetivo de limitar a propagação do vírus, o governo português aprovou quase 30 medidas de exceção, dentre elas a interdição de praias no Norte do país e o fechamento, a partir de segunda-feira, de creches, escolas e universidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES