Trump quebra protocolo e detalha morte de líder do Estado Islâmico

Presidente 'quebra protocolo' e divulga detalhes da operação na Síria, acompanhada em tempo real na Casa Branca; governo sinaliza que corpo do líder terrorista deve ser atirado ao mar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde a misteriosa postagem no Twitter do presidente americano Donald Trump, avisando que “ algo muito grande havia acontecido ”, até a confirmação de que se tratava da morte do líder de um dos grupos terroristas mais violentos das últimas décadas, o Estado Islâmico , surgiram dúvidas sobre as circunstâncias da operação. Afinal, pouco se sabia do paradeiro Abu Bakr al-Baghdadi, nem mesmo se ele estava vivo .

Porém, para surpresa de muitos, o presidente Trump deu muitos detalhes já neste domingo, algo que não é considerado usual em operações sigilosas como essa. Um exemplo é o da morte de Osama bin Laden , em 2011, onde algumas partes da narrativa seguem pouco claras até hoje, como o local onde o corpo do líder da al-Qaeda foi colocado.

Foto: Maxar Technologies / via REUTERS

Durante seu pronunciamento, o presidente afirmou que os primeiros relatos da inteligência sobre o paradeiro de al-Baghdadi começaram a chegar há cerca de um mês, com apoio crucial de fontes curdas. A localização exata, na região síria de Idlib, foi estabelecida há duas semanas, e Trump ficou sabendo dos detalhes na quarta-feira.

No dia da operação, Trump chegou à Casa Branca por volta das 16h30, após uma partida de golfe. Pouco depois, se reuniu na Sala de Situação com o vice-presidente, Mike Pence , o secretário de Defesa, Mark Esper , o conselheiro de segurança nacional Robert O’Brien, além de pessoas ligadas ao setor de inteligência. Ali, assistiam a tudo em tempo real.

Por volta das 11 da noite, pelo horário da Síria, oito helicópteros decolaram de uma base no Oeste do Iraque com soldados e uma unidade canina. Aviões e navios deram apoio à parte terrestre da operação. Para tal, precisaram de autorizações para usarem o espaço aéreo de Turquia , Iraque e Rússia , mas sem dar detalhes sobre o que seria feito. A Moscou, os americanos apenas disseram que “eles gostariam” do resultado.

Em meio a ataques aéreos de apoio, os helicópteros foram recebidos a tiros ao chegarem perto do local onde o líder do Estado Islâmico estava abrigado, na região de Idlib , mas conseguiram pousar em segurança. Em seguida, de acordo com Trump, explodiram uma parede e entraram no complexo, onde “pessoas estavam se rendendo ou sendo baleadas e mortas”. Onze crianças foram retiradas e levadas para um local não-revelado.

Mas al-Baghdadi também tinha um plano de fuga: ele correu para uma área subterrânea, levando seus três filhos mais novos. Segundo Trump, ele estava “gemendo, gritando e chorando” quando acionou seu colete-bomba, cometendo suicídio, matando seus filhos e fazendo o túnel desmoronar. O corpo ficou mutilado pela explosão, e os militares fizeram um teste de DNA para confirmar a identidade. Eles também inspecionaram o complexo, em busca de informações sobre o processo de formação do grupo, seu esquema de comando e indicações de possíveis novos ataques. Duas horas depois, retornaram para a base.

De acordo com O’Brien, os restos mortais de al-Baghdadi devem seguir o protocolo usado com Osama bin Laden , que teve o corpo atirado ao mar em 2011, seguindo recomendações de especialista em lei e rituais islâmicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES