Trump reconhece vitória de Biden nos EUA, mas cita “manipulação”

Ele voltou a recorrer ao falso argumento de que a votação foi fraudada para justificar sua derrota para o democrata

Donald Trump | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após uma semana, Donald Trump finalmente reconheceu, em um tuíte, a vitória de Joe Biden nas eleições de 3 de novembro. O presidente americano, porém, voltou a recorrer ao falso argumento de que a votação foi fraudada para justificar sua derrota para o democrata.

"Ele venceu porque a eleição foi manipulada", Trump escreveu neste domingo, em uma postagem que apagou depois que a rede social marcou a publicação como contendo informações não comprovadas. "Nenhum fiscal ou observador de voto foi permitido, voto tabulado por uma empresa privada da esquerda radical, Dominion, com uma má reputação e equipamento ruim que nem pôde se qualificar para o Texas (que ganhei por muito!)." 

LEIA TAMBÉM:

- Joe Biden também leva Geórgia e vence Donald Trump por 306 a 232

Joe Biden nomeia veterana transexual para equipe de transição nos EUA

-Hamilton Mourão reconhece vitória de Joe Biden na presidência dos EUA

-Joe Biden vence no Arizona e consolida vitória sobre Donald Trump

Joe Biden faz primeiro discurso após ser eleito presidente dos EUA

- "Vocês escolheram a decência", diz Kamala Harris em seu 1º discurso

Joe Biden afirma que vacina contra Covid-19 será gratuita nos EUA

"Mundo respira aliviado com vitória de Biden", diz ex-presidente Lula

- Barack Obama parabeniza Joe Biden: "Não poderia estar mais orgulhoso"

Uma hora depois, em outros dois tuítes, Trump tentou se emendar: "Ele só ganhou aos olhos da imprensa fake news", disse. "Eu não reconheço nada. Temos um longo caminho pela frente. Esta foi uma eleição fraudada", completou. As novas postagens também foram marcadas como não confiáveis pelo Twitter. 

Desde que sua derrota ficou clara, há oito dias, Trump vem contestando a vitória eleitoral de Biden, com base em falsas alegações de fraude que têm sido rejeitadas pela Justiça em todo o país e mesmo por autoridades federais encarregadas de supervisionar a lisura do pleito. 

Na sexta, 16 promotores federais que haviam sido designados para monitorar a eleição escreveram uma carta ao secretário de Justiça de Trump, William Barr, afirmando não haver quaisquer indícios de irregularidades que comprometam os resultados da eleição.

Na quinta, integrantes de agências federais e associações estaduais responsáveis por supervisionar a infraestrutura das eleições americanas encerradas em 3 de novembro afirmaram não ter encontrado qualquer sinal de irregularidade no processo. Eles refutaram questionamentos sobre a integridade e a segurança da votação — base dos argumentos de Trump para rejeitar sua derrota nas urnas. 

“A eleição de 3 de novembro foi a mais segura da História americana. Neste momento, ao redor do país, agentes eleitorais estão revisando todo o processo antes de certificar os resultados”, afirmou o comunicado conjunto do Conselho Governamental de Coordenação de Infraestrutura Eleitoral e da Comissão Executiva de Coordenação do Setor de Infraestrutura Eleitoral. 

Donald Trump 

O Conselho e a Comissão são formados por agências federais, na maioria subordinadas ao Departamento de Segurança Interna, e por associações de autoridades estaduais. Eles supervisionam diferentes níveis de organização do pleito: registro dos eleitores, modelo de votação e, principalmente, a segurança dos sistemas usados ao longo do processo.

Biden teve a vitória projetada na tarde do dia 7 de novembro, ao conquistar 279 delegados do Colégio Eleitoral, nove a mais do que o mínimo necessário. Na última sexta-feira, a imprensa americana também projetou a vitória do democrata no Arizona e na Geórgia, elevando seu total para 306 delegados, o mesmo número obtido em 2016 por Donald Trump, que neste ano teve 232.

Quase 80% dos americanos, incluindo mais da metade dos republicanos, reconhecem Biden como o vencedor da eleição presidencial, segundo apontou uma pesquisa Reuters/Ipsos na semana passada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES