TSE arquiva investigação contra Fernando Haddad sobre suposto caixa 2

A ação contra o petitsta foi proposta no ano passado pelo hoje deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP)

| Marlene Bergamo-Folha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arquivou nesta quinta-feira (9) uma ação de investigação judicial eleitoral aberta contra o candidato derrotado do PT à Presidência da República em 2018, Fernando Haddad. 

Segundo o G1, a ação foi proposta no ano passado pelo hoje deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP). Ele alegou que Haddad teria cometido abuso de poder econômico durante a campanha, ao realizar “gastos em valor elevado sem declará-los corretamente em sua prestação de contas".

O deputado diz que o petista teria contratado uma pesquisa no valor total de R$1,2 milhão sem registrar os gastos. Kataguiri concluiu que o pagamento havia sido feito em dinheiro, o que é vedado pela legislação eleitoral e configura a prática do denominado caixa 2. Ele pedia que Haddad fosse declarado inelegível. 

Para o advogado do Haddad , Eugênio Aragão, o deputado federal, ao propor ação, tentou transformar o TSE em uma “plataforma política”. 

“A despesa que se diz que teria sido feito no valor de mais de R$ 1,2 milhão sem nenhum lastro documental está ali documentada, para todo mundo ver, dentro do sistema do tribunal. O objetivo aqui, desculpa a expressão, era bater clara de ovo”, afirmou. 

O Ministério Público também opinou pela rejeição da ação e pelo arquivamento. “O exame atento das contas da candidatura no acervo do TSE demonstra que a representação foi feita a partir de uma nota fiscal do contrato que não se consumara e a relação do candidato com a empresa estava calçada em outras notas fiscais que se encontravam no acervo da prestação de contas, o que de fato torna improcedente a ação”, afirmou o vice procurador-geral eleitoral Humberto Jacques.

O relator, ministro Jorge Mussi, votou pelo arquivamento da investigação e foi seguido por todos os ministros da Corte eleitoral. 

“Na espécie inexistiu a prática de caixa 2, conclusão a que também chegou o Ministério Público", afirmou o relator.

MarleneBergamo-Folha



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES