Tubarão lixa é encontrado por pescadores na Praia Pedra do Sal; vídeo!

O tubarão, que não é agressivo, exceto quando ameaçado, se alimenta de pequenos animais e é bastante comum na região litorânea do Estado.

O | O
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tubarão lixa, de aproximadamente 1 metro e meio, foi encontrado nesta segunda-feira (28) por pescadores na Praia Pedra do Sal, localizada no município de Parnaíba, litoral do Piauí. O tubarão, que não é agressivo, exceto quando ameaçado, se alimenta de pequenos animais e é bastante comum na região litorânea do Estado.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um popular mostra o animal com vida, que de modo geral, nada para longe quando é aproximado por nadadores e mergulhadores. “Estou aqui na Praia de Pedra do Sal e vou mostrar um grande amigo nosso, dos surfistas. Esse aqui é um tubarão lixa e como vocês podem ver, ele tá vivo ainda. Bicho bonito viu”, diz  

Tubarão lixa é encontrado por pescadores na Praia Pedra do Sal (Foto: Reprodução/ WhatsApp)

De acordo com o Instituto Tartarugas do Delta, o tubarão lixa costuma ser pescado por acidente pelos pescadores locais. Quando isso ocorre, geralmente é devolvido para o mar. No entanto, não há informações se ele foi devolvido ou não.  Ele pode medir até 4 m de comprimento e chegar aos 500 kg de peso. As fêmeas da espécie são, em média, maiores do que os machos e medem entre 1,2 e 3 metros, enquanto que os machos ficam entre 2,2 e 2,57 metros. 

O tubarão é da espécie ginglymostoma cirratum, característico por ter um corpo de forma achatada e uma pele com textura muito áspera, semelhante ao de uma lixa. Mas ele também é conhecido por lambaru, umbaru ou tubarão-enfermeiro, este último, especula-se, em razão dos “bigodes” entre as narinas, usados para encontrar a comida nos fundos arenosos, que parecem as pinças que os enfermeiros usam para auxiliar as cirurgias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES