Tuberculose: Quando a tosse seca dura 4 semanas, é hora de prestar atenção

Facilmente confundida com gripe, a tuberculose é uma doença altamente contagiosa

SINTOMA | Tosse, com catarro ou sangue, pode indicar doença | Jonathan Dourado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tosse frequente com produção de catarro e sangue, febre, suor noturno e perda de peso: seus pulmões podem estar pedindo socorro. A tuberculose é uma doença transmitida pelo ar, que ataca o órgão respiratório e é um dos principais problemas de saúde pública do Brasil. Ela apresenta sintomas graves e tem tratamento longo, mas a cura é iminente.

Facilmente confundida com gripe, muitas vezes o paciente nem faz ideia que está com essa doença altamente contagiosa. Mas quando a tosse seca persiste por mais de quatro semanas, é hora de prestar atenção. Palidez, falta de apetite e rouquidão são outros sintomas que devem ser observados com atenção. A tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no Brasil, atingindo 36 pessoas em cada 100.000 brasileiros.

Apenas em 2011, o país registrou 69.245 novos casos e um índice de mortalidade de 4,6 mil indivíduos, número considerado elevado para uma doença que tem cura e tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A falta de informação e a resistência ao tratamento são os principais agravantes da doença. A trabalhadora rural Carmélia Coelho vive no interior do Maranhão e afirma ter contraído a doença após ter pego uma chuva. No início não passava de um simples resfriado, que evoluiu para uma gripe que não sarava. Ela só descobriu que estava infectada quando veio a Teresina tratar de um problema na coluna.

Após diagnóstico, veio o choque. ?Pensava que as pessoas nem ?pegavam? mais tuberculose. Era uma doença que ouvia falar quando criança, meus pais comentavam como se fosse algo distante. Entrei em desespero e achei que fosse morrer, mas o médico me receitou remédios e fiz um tratamento que durou muito tempo, mas assegurou a cura?, relata a paciente.

Tratamento tem duração de 6 meses

O tratamento da tuberculose envolve a administração diária de remédios durante seis meses através de um programa chamado Estratégia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose. O paciente é acompanhado durante todo o período terapêutico justamente para não abandonar o tratamento.

?Os sintomas desaparecem logo no início do tratamento, mas a doença continua presente no corpo do enfermo. Não abandonar o programa, por achar que está curado, é a principal recomendação para quem sofre da doença?, orienta a infectologista Rosângela Cipriano.

A médica informa que até os 14 dias do tratamento o paciente ainda pode infectar as pessoas saudáveis que estão a seu redor. É mister proteger a boca e não tossir perto de ninguém.

SUS oferece teste rápido e gratuito

O Ministério da Saúde disponibiliza o teste gratuito da tuberculose nos hospitais da rede pública. O exame que verifica a presença da bactéria sai em duas horas. O moderno teste já verifica se o paciente possui resistência ao antibiótico usado no tratamento da enfermidade. O programa de prevenção da doença exigiu um investimento de R$ 12 milhões e é oferecido em todo o território nacional.

A novidade do teste é a rapidez. Enquanto o teste comum demora 30 a 60 dias para fornecer resultado ao paciente, o teste ofertado gratuitamente pelo SUS só precisa de tempo recorde de duas horas. O exame tem eficácia de 99% e descarta a possibilidade de um resultado falsamente positivo.

Mais da metade dos casos diagnosticados da doença acomete membros do sexo masculino. Felizmente, a tuberculose tem reduzido sua incidência no país. Índios, moradores de rua e presidiários continuam sendo o grupo de risco da doença, que atinge principalmente a faixa etária compreendida por pessoas entre 25 e 34 anos de ambos os sexos. Portadores do vírus HIV devem ficar atentos, pois a infecção afeta 53% dos soropositivos, sendo a sua principal causa de morte.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES