Tufão Hagibis deixa 26 mortos e 18 desaparecidos no Japão; fotos

Último balanço indica que 26 pessoas morreram, 175 ficaram feridas e 18 estão desaparecidas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O poderoso tufão Hagibis, que passou pelo leste e centro do Japão entre a noite de sábado (12) e o início da manhã deste domingo (13), deixou até o momento 26 mortos, segundo balanço da emissora japonesa NHK. Esse número, no entanto, pode aumentar, pois 18 pessoas estão desaparecidas e 175 ficaram feridas.

Hagibis, que foi acompanhado por chuvas com intensidade considerada "sem precedentes" pelos meteorologistas japoneses, causou inundações e deslizamentos de terra, e deixou quase meio milhão de casas sem energia.

As autoridades levantaram alertas de chuva e inundações para a região de Kanto - em torno de Tóquio -, quando o tufão atingiu a costa nordeste do país. Os avisos para áreas ao norte da capital começaram a ser retirados na manhã deste domingo.

Mais uma visão aérea mostra a inundação causada pelo Rio Chikuma em Nagano — Foto: STR / JIJI PRESS / via AFP Photo

O tufão deve sair para o mar na noite deste domingo, depois de passar pela ilha de Hokkaido, no norte do país.

O primeiro-ministro Shinzo Abe convocou uma reunião de emergência de ministros relevantes e enviou o ministro encarregado da gestão de desastres para as áreas mais afetadas. O governo também criou uma força-tarefa para lidar com os danos, informou a NHK.

Ponte ferroviária sobre o rio Chikuma, em Ueda, caiu — Foto: Kyodo / via Reuters

"O governo fará tudo o que estiver ao seu alcance para cooperar com as agências relevantes para restaurar os serviços o mais rápido possível", disse Abe.

As dez mortes foram registradas em Chiba, Gunma, Kanagawa e Fukushima, informou a NHK. Entre as vítimas fatais havia um homem de 60 anos, encontrado em um apartamento inundado em Kawasaki.

Usina nuclear

Em Fukushima, norte da capital, a Tokyo Electric Power Co relatou leituras irregulares de sensores que monitoram a água em sua usina nuclear de Fukushima Daiichi durante a noite. O complexo está paralisado desde o terremoto e tsunami em 2011. Não há indícios de danos.

Ponte ferroviária sobre o rio Chikuma, em Ueda, caiu — Foto: Kyodo / via Reuters

A NHK mostrou áreas residenciais inundadas nas regiões Centro e Leste do Japão, onde rios transbordam. Maiores danos foram registrados em Nagano. A emissora também mostrou helicópteros militares transportando passageiros que estavam isolados.

Neste domingo, Tóquio estava voltando à vida normal, com as lojas reabrindo e os trens retomando as operações.

Equipes de resgate no distrito de Shibata, província de Miyagi — Foto: Charly Triballeau / AFP Photo

Alerta para 6 milhões de pessoas

As autoridades emitiram um alerta de evacuação para mais de 6 milhões de pessoas em todo o país.

A tempestade, que o governo disse ser a mais forte a atingir Tóquio desde 1958, trouxe fortes chuvas. A tormenta chegou à ilha principal de Honshu na noite de sábado. Um terremoto de magnitude 5,7 sacudiu Tóquio logo depois.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu o nível mais alto de alerta para 12 prefeituras.

Equipe de resgate usam barco de borracha para retirar moradores de áreas alagadas Fukushima — Foto: Kyodo News / via AP Photo

Os principais aeroportos da capital, Haneda e Narita, cancelaram mais de mil voos.

O Japão cancelou uma revisão da frota marítima planejada para segunda-feira (14), disse um porta-voz da Força de Autodefesa Marítima.

Deslizamento de terra em Tomioka, norte de Tóquio — Foto: Yohei Kanasahi / Kyodo News / via AP Photo

Copa do Mundo de Rúgbi e F-1

Três partidas da Copa do Mundo de Rúgbi foram canceladas. Os organizadores do Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 também cancelaram sessões de treinos e qualificação do sábado.

Tufão Faxai

No mês passado, outra forte tempestade, o tufão Faxai, destruiu ou danificou 30.000 casas em Chiba, leste de Tóquio, e causou extensos cortes de energia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES