Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Túlio Gadêlha entra com ação contra Alexandre Frota por xenofobia

Frota teria publicado no twitter comentário de pratica xenofóbica

Túlio Gadêlha entra com ação contra Alexandre Frota por xenofobia
DIVULGAÇÃO | Reprodução
Compartilhe

O deputado federal eleito Túlio Gadêlha (PDT) protocolou, na manhã desta quinta-feira (27), uma ação contra o também deputado eleito Alexandre Frota (PSL-SP) por suposta prática de xenofobia em publicação no Twitter na última terça-feira (25). 

Na ação, o pernambucano pede apuração à conduta do futuro colega da Câmara dos Deputados e instalação, por consequência, de ação penal pública incondicionada. 'Ao discriminar os pernambucanos, atingiu, com isso, toda uma coletividade, de modo a promover acintes diretos aos princípios constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana', diz a manifestação impetrada por Gadêlha no Ministério Público.


\"
(Crédito: Camila Pifano/Esp.DP)



Em post nas redes sociais, Túlio Gadêlha declarou que Frota não tem limites e sofrerá consequências. 'Xenofobia é crime. Agora é com a Justiça, Frota', declarou o pedetista. 

O artigo 20 da Lei 7.716/1989 prevê pena de dois a cinco anos e multa de eventual prática de crime de preconceito por 'procedência nacional' caso tenha sido cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza. A ação foi encaminhada, por volta das 9h, para a Procuradoria da República de São Paulo, que deve abrir prazo em breve para o deputado eleito Alexandre Frota se manifestar. 

Relembre o caso

Ao postar, na última terça-feira (25), afirmando que 'o Twitter é a rede que mais tem professores, estudiosos, cientistas e lacradores culturais', Frota foi surpreendido por um comentário: 'Também tem ator pornô que não paga a pensão do filho'. De forma pejorativa, respondeu: 'só podia ser de Pernambuco’. A publicação gerou uma repercussão negativa entre os usuários da rede. 

\"
(Crédito: Reprodução/Twitter)

Ação

Mayã Frota, 18 anos, move um processo contra o pai que chega a cerca de R$ 60 mil na Justiça. Além do processo, Alexandre Frota foi apontado pelo filho com 'ex-ator pornô e ex-viciado em cocaína', acusado de não pagar a pensão alimentícia requerida e ainda de sugerir abortá-lo. Frota é conhecido por se envolver em discussões e troca de xingamentos com usuários da rede social. 

A assessoria do deputado Túlio Gadelha forneceu, em primeira mão, a ação à reportagem do Diario. Na peça, assinada pelos advogados Walber de Moura Agra, Alisson Lucena e Letícia Bezerra Alves, os advogados fazem ainda referência a posts no Twitter do deputado eleito por São Paulo Alexandre Frota. 




Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar