Turismo excessivo em Barcelona revolta moradores e nova medida é tomada

A falta de educação de alguns viajantes fizeram muitos moradores sentirem quase uma aversão aos turistas.

Moradores rejeitam turistas em Barcelona | AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Barcelona vive, há anos, o dilema de conciliar a recepção a turistas com o interesse de moradores de viver em uma cidade sossegada. Somente no ano passado, cerca de 10 milhões de pessoas visitaram a capital catalã, mas a falta de educação de alguns viajantes fizeram muitos moradores sentirem quase uma aversão aos turistas. E eles não escondem isso. Em pontos turísticos da cidade, os próprios moradores rabiscam frases com mensagens contra os visitantes: "Turista: sua viagem luxuosa – minha miséria diária" e "Vão para casa" são algumas que podem ser vistas. 

O último embate com os visitantes envolve um mirante que se tornou ponto turístico, mas agora está cercado por grades e só pode ser visitado em horários determinados. Propagado pelas redes sociais, mirante Turó de la Rovira ficou famoso e atrai muitos turistas diariamente, principalmente para apreciar o fim da tarde com um por do sol. Mas segundo publicação do Nossa Uol, vizinhos do bairro Carmel começaram a reclamar do barulho, da bebedeira, do lixo abandonado, dos ônibus que estão sempre cheios e dos turistas que não respeitam os horários de descanso de quem mora na região.

Pichação em pedra num ponto turístico de Barcelona diz 'Vão para casa' | foto: NurPhoto/NurPhoto via Getty Images

A prefeitura da cidade acabou cercando o topo do monumento e limitando os horários de visita na tentativa de ter maior controle sobre o local, que também tem importância histórica por ter servido de bunker e base de uma bateria antiaérea durante a Guerra Civil Espanhola, construída para defender a cidade dos bombardeios. Outras medidas também foram tomadas como a limitação de horário para visitação. O acesso, porém, continua sendo gratuito, pelo menos por enquanto. 

Conflitos 'atracam' pelo mar

Se por terra o problema é o mau comportamento do turista, soma-se a isso insatisfação quanto à grande contaminação provocada pelos transatlânticos. Na alta temporada, entre maio e setembro, a cidade chega a receber até 15 navios em um único fim de semana e as regiões turísticas como as ramblas (calçadão) ou a praia da Barceloneta ficam excessivamente lotadas nos dias que esses navios atracam. Para os ecologistas, a contaminação que esses transatlânticos causam é um fator a ser considerado. 

Além disso, muitos moradores não aprovam a grande quantidade de pessoas que invade o centro da cidade por apenas algumas horas e gastam pouco dinheiro. Com o hashtag "Stop Creurs" (Chega De Cruzeiros) e o lema "A cidade é de quem mora nela e não de quem a visita", um grupo de vizinhos luta para diminuir o número de cruzeiros que chegam a Barcelona e pedem um limite de acesso de turistas em determinadas áreas do centro. A medida já foi adotada em outras cidades europeias como Palma ou Dubrovnik, que limitaram o número de grandes navios que podem chegar ao mesmo tempo em um único dia aos seus portos.

Taxa aos visitantes

Desde 2012, a prefeitura cobra uma taxa diária do visitante, o que para alguns é um imposto polêmico. O valor depende do tipo de alojamento e da quantidade de horas que a pessoa fica na cidade. Quem se hospeda em um AirBnb, por exemplo, tem que pagar cinco euros por dia. Já o valor para quem fica alojado em um hotel cinco estrelas é de 6,25 euros (cerca de R$ 36). Para quem entra na cidade de cruzeiro, também há taxa: se passar menos de 12 horas tem que pagar 5,75 euros por dia (por volta de R$ 30). A prefeitura tem a expectativa de arrecadar cerca de 50 milhões de euros em 2023, recursos que serão investidos na manutenção e preservação de espaços turísticos de Barcelona.

Manual de Boas Práticas

Como ainda não há uma normativa que regule os grupos grandes de turistas, a prefeitura junto com guias de turismo criou um documento de boas práticas. Entre as sugestões, grupos guiados não devem ter mais do que 15 pessoas circulando juntas no centro e 30 em outras regiões de Barcelona. Na tentativa de conciliar uma boa convivência entre visitantes e moradores, o documento também pede que megafones não sejam utilizados nesse tipo de passeios e que 50% do espaço das calçadas fique livre para que os pedestres possam circular. 

Enquanto isso, associações de vizinhos de Barcelona continuam saindo às ruas para protestar e evitar que a sua cidade vire um parque temático. Eles não querem perder qualidade de vida nem a sua identidade, embora cerca de 12% do PIB da Catalunha venha do turismo.

Com informações do Nossa Uol



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES