Turismo registra aumento de 25% na taxa de emprego

Mais de 20 mil profissionais foram contratados no período, com destaque para Curitiba e Florianópolis

Setor hoteleiro registrou alta na contratação de pessoal | Roberto Castro/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Informações do estudo “Monitora Turismo”, baseado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, indicaram que o turismo no Brasil registrou alta de 25% nas vagas formais ocupadas no mês de julho, comparado com o mês anterior. 

Do total de empregos criados no País (316,6 mil), as empresas de turismo foram responsáveis pela contratação de cerca de 20,3 mil profissionais.

Setor hoteleiro registrou alta na contratação de pessoal. Crédito: Roberto Castro/MTur

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, celebrou o índice e ressaltou que continuará apoiando a retomada do setor em todo o país, a partir do avanço da vacinação e adoção de protocolos de biossegurança. “Este dado só confirma o potencial do setor de turismo para gerar mais emprego e ainda liderar, ao lado do agronegócio, uma retomada da economia em nosso país, gerando emprego e renda para os brasileiros”, acrescentou.

Maiores índices

O levantamento indicou ainda dados estaduais, por capitais e de alguns dos principais destinos turísticos do país. Na esfera estadual, Paraná (95%), Bahia (89%) e Pernambuco (68%) foram os que apresentaram os maiores índices percentuais de crescimento no período. Por capitais, Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Recife (PE) registraram expressivas altas de 762%, 695% e 133%, respectivamente. Já nos principais destinos, Ipojuca (PE), Porto Seguro (BA) e Balneário Camboriú (SC) tiveram maior variação no saldo de contratações, com 370%, 317% e 89%, respectivamente.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Ministério do Turismo vem adotando uma série de ações em prol da manutenção de empregos e empresas do setor. Entre elas, a liberação de R$ 5 bilhões em linhas de crédito para os estabelecimentos que foram afetados, a formulação de Medida Provisória que regulamentou o cancelamento e remarcações de pacotes turísticos e eventos culturais, além da distribuição de R$ 3 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal para ações emergenciais na área de Cultura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES