Turmas do 3° ano do Ensino Médio retornam às aulas 100% presenciais no PI

Além de voltar à sala de aula, os estudantes têm um fator motivador, que é a preparação para o Enem

Turmas do 3° ano do Ensino Médio retornam às aulas 100% presenciais no PI | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Eu estou sentindo felicidade por estar retornando à escola, pois eu prefiro um contato direto com o professor, olho no olho, para facilitar o ensino”, disse Alysson Quirino Costa, 17 anos, aluno do 3° ano do Ceti Raldir Cavalcante Bastos, no bairro Renascença que, nesta segunda-feira (18), retornou com aulas presenciais

Após a publicação da portaria Seduc-PI/GSE Nº 1442/2021, que dispõe sobre a autorização do retorno presencial em todas as modalidades e etapas de ensino, as escolas da rede estadual de ensino vêm retornando, de forma gradativa, as aulas 100% presenciais em escolas de todo o estado. De acordo com o diretor do Ceti, Carlos Eduardo, a instituição atende 385 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

“Nós estávamos no modelo híbrido, mas hoje estamos voltando presencialmente com todas as turmas de 3ª série do Ensino Médio. Nós fizemos o planejamento com todos os professores porque nessa retomada presencial precisamos de uma atenção redobrada para que possamos refazer o que vínhamos fazendo em anos anteriores. Precisamos, também, sensibilizar os estudantes para que eles entendam que essa retomada é necessária e que eles precisam ter um maior esforço”, disse o diretor.

Além de voltar à sala de aula, os estudantes da 3ª série do Ensino Médio têm um fator motivador, que é a preparação para Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alysson, citado no começo da reportagem, diz ter o sonho de cursar Medicina em uma universidade pública e a sua preparação tem sido intensa.

No período de isolamento social e aulas 100% remotas, Alysson pôde aprender novos meios para reforçar seu estudo. “A escola proporcionava aulas e materiais, atividades e lives e eu tentava conciliar um horário específico somente para os estudos”, disse ele, lembrando que o retorno presencial foi muito esperado: “No on-line, a gente tem contato, mas não é igual àquela intensa comunicação que temos na sala de aula”.

Nara Fernanda, 17 anos, e aluna da 3ª série também complementa: “Eu tinha um cronograma de estudos em casa, mas voltar foi um alívio e me sinto segura por já estar vacinada. On-line era muito bom, mas nada se compara ao presencial, de olhar olho no olho com o professor para tirar dúvidas”.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, Maria José Mendes, explica que a secretaria está acompanhando as escolas por meio de cada uma das 21 Gerências Regionais (GRE) e dando o suporte necessário para o retorno.

“Através da portaria 1442, a gente tem, a partir de hoje, a obrigatoriedade do retorno das turmas de 3ª série do ensino médio, conforme cronograma de organização. Estamos acompanhando e é super positivo. Essa grande estratégia da Seduc tem como preocupação o foco na aprendizagem dos estudantes”, disse Maria José.

Cronograma do  Retorno das aulas presenciais:

– 18 de outubro 2021 – a 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades e suas respectivas etapas;

– 25 de outubro de 2021 –  o 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;

– 1º de novembro de 2021 – 1º, 2º, 3º, 4º, 6º, 7º, 8º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES