TV Cultura leva ao ar documentário inédito sobre o Chile

Com direção de Aldo Quiroga, Chile: a praça do povo será exibido nesta quinta-feira (29/10)

O Chile será um dos destaques da semana | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (29/10), a TV Cultura exibe o documentário inédito Chile: a Praça do Povo. A produção original da emissora traz a reação de chilenos pelo mundo e a festa nas ruas do país, além de conectar o processo chileno do continente, em particular com o Brasil. Com direção do jornalista e apresentador do Jornal da Tarde, Aldo Quiroga, é uma continuação de Como o Céu é do Condor, e vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Um capítulo da história do continente terminou no último domingo (25/10). A vitória esmagadora da opção por uma nova constituição no Chile, com o maior comparecimento às urnas da história recente do país, abre um novo tempo para quem viveu os últimos 40 anos sob a legislação escrita por uma das mais violentas ditaduras latino-americanas. No entanto, manter em pauta os anseios das ruas é o próximo desafio do movimento que foi duramente reprimido pela polícia de Sebastian Piñera.

O resultado das urnas consolida uma vitória importante para o movimento popular: uma nova constituição, que é a primeira do mundo a ter entre os autores uma quantidade igual de homens e mulheres. Além disso, no plebiscito também deu a vitória a excluir toda a casta política da atualidade. Entretanto, a classe política e os partidos já se organizam para influenciar a composição do quadro.

A produção fala sobre esses e outros detalhes quanto a organização administrativa chilena, como a busca por garantir representação de indígenas e outras minorias na atividade política.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES