TV JMN estreia como plataforma inovadora e inédita no Brasil

Experiência inédita no Piauí mostra um jornalismo “de verdade”

Instalações da TV JMN | Lucrécio Arrais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A TV Jornal Meio Norte, mais nova experiência do Grupo Meio Norte de Comunicação (GMNC), é um sucesso antes mesmo da estreia. Isso porque a Rádio Jornal Meio Norte, que passa a ser televisionada a partir do começo de junho, no canal 20, já é um sucesso de audiência, com um número grande de ouvintes cativos. A ideia é inédita no Brasil, com uma TV 100% jornalística em canal aberto.

Agora, também através da telinha, os apresentadores poderão interagir ainda mais com o público. As pessoas poderão acompanhar a programação também via rádio, através do meionorte.com e também pelas mídias sociais do GMNC, como o twitter, facebook e instagram.

Instalações da TV JMN. Crédito: Lucrécio Arrais.

A Rádio Jornal Meio Norte (90.3) já se consolidou como uma rádio exclusivamente de notícias. Agora vamos subir mais um degrau, lançando a primeira televisão 100% jornalística do Piauí. É um projeto arrojado, ousado e diferente de tudo que já se viu aqui. A TV Jornal Meio Norte foge um pouco do padrão das tvs tradicionais, com uma proposta diferente. Vamos explorar bastante no que há de mais novo em interatividade e redes sociais, que terão uma força muito grande neste processo. O ouvinte e o telespectador será um partícipe muito importante. É a certeza de sucesso”, analisa Marcos Monturil, coordenador de conteúdo do GMNC.

A programação estreia com programas que já são verdadeiros clássicos do jornalismo matinal. Abrindo os trabalhos com Cinthia Lages e seu Notícias da Boa, o ouvinte fica bem informado logo nas primeiras horas da manhã. Com Silas Freire, no Diálogo Franco, muitas notícias quentes, onde a política ganha destaque. Com Arimatea Carvalho, o ouvinte se delicia com a irreverência do Banca de Sapateiro, que emenda o Jogo do Poder com transmissão também pela Rede Meio Norte.

Com este time de jornalistas, não tem tempo ruim. Basta ligar a tv, o rádio ou o computador que o público estará muito bem informado. Com comentários, análises políticas, entrevistas e muitas surpresas, a TV Jornal Meio Norte vem com tudo, e com “a notícias em primeiro lugar”, claro.

Notícias da Boa (Cinthia Lages)

O Notícias da Boa é um sucesso desde os tempos de Boa FM (94.1). Com Cinthia Lages, o programa migrou para a Rádio Jornal Meio Norte e agora também será um sucesso na TV Jornal Meio Norte. De 6h às 9h, o “tele-ouvinte-internauta” estará muito bem informado logo cedo. E o melhor: sempre com a presença de notícias positivas.

Cinthia Lages. Crédito: Lucrécio Arrais.

É o que promete a apresentadora. “Nós estamos muito animados com essa novidade. É inovador. Tenho certeza que os ouvintes e, agora, telespectadores, vão ter muitas coisas boas, no sentido literal. Trabalhamos um jornalismo mais leve, com a inserção de notícias positivas, com aquilo que queremos saber quando acordamos”, conta Cinthia.

A ideia é levar o programa de rádio em um formato muito mais dinâmico. “Em verdade, já somos um programa muito visual. Temos o Facebook e Instagram, que vamos trabalhar mais. Usamos muito vídeo, muito áudio. E agora os vídeos que a audiência manda serão mostrados pelo canal 20”, acrescenta Lages. 

A apresentadora revela que está aprendendo uma nova forma de fazer jornalismo com a experiência. “Mas, mais do que isso, o importante é encontrar uma fórmula. Porque não é um programa de rádio, não é um programa de tv e não é um programa de internet. É algo que mescla as três mídias, então estamos encontrando isso, aprendendo um novo tipo de telejornalismo. É mais instantâneo, leve e não tem a rigidez de uma televisão, embora acrescente imagens”, considera a jornalista.

Diálogo Franco (Silas Freire)

O jornalista Silas Freire, que já um grande sucesso na Rede Meio Norte, também vai contribuir com o sucesso da TV Jornal Meio Norte. O comunicador traz a experiência de décadas de jornalismo para o Diálogo Franco, que vai ao ar de 9h às 10h.

Silas Freire. Crédito: Lucrécio Arrais.

O apresentador ressalta que a TV é uma novidade para todos. “É uma experiência ímpar. Eu nunca havia participado de algo assim. A direção está de parabéns. É uma inovação muito boa, porque a televisão moderna quem faz é o telespectador. Na tv convencional, é difícil deixar a audiência ditar a programação. Mas aqui vai ser mais fácil. Vai popularizar”, conta Silas Freire.

Silas explica que a TV JMN vai ter uma pegada mais popular, e que isto deve ser usado como cuidado pela audiência, que deve aproveitar o espaço de forma positivo. “Tomara que a população saiba aproveitar essa oportunidade democrática que o Grupo Meio Norte está fazendo. E que não usemos a comunicação para ferir alguém, dimensionar nossas mágoas, enfim”, avalia o jornalista. 

Os ouvintes devem enxergar o canal 20 como uma nova plataforma de democratização da comunicação. “É preciso aproveitar essa oportunidade news, principalmente com essa abertura que damos ao ouvinte e telespectador, para juntos criarmos uma comunicação verdadeiramente democrática”, conclui o apresentador.

Banca de Sapateiro + Jogo do Poder (Arimatea Carvalho)

Essa é a dobradinha que todo mundo espera em frente da telinha. Arimatea Carvalho comanda o Banca de Sapateiro, que emenda no Agora de Amadeu Campos para o quadro Jogo do Poder, que é praticamente um programa dentro de outro.

Arimatea Carvalho. Crédito: Lucrécio Arrais.

Arimatea está ansioso pelo novo formato. “A responsabilidade é muito maior. Além das pessoas escutaram, agora também vão nos ver. A cobrança é maior e a audiência está certa de cobrar qualidade. É um desafio nacional. Não existe uma emissora de rádio FM no Brasil que seja uma tv aberta com programação 24h. É uma experiência inédita, que será um sucesso”, conta.

O apresentador pede aquela ajuda dos ouvintes. “Em primeiro lugar, peço a audiência de todos no canal 20. Além de ideias e ajustes para que possamos melhorar e crescer sempre. Sobretudo, mandando vídeos, fotos, áudios e colaborações no whatsapp (86) 98101-9303. O principal repórter da Banca de Sapateiro sempre foi o ouvinte, e agora o telespectador. É nossa essência”, conta Carvalho.

O Jogo do Poder vem com força total. “Era um quadro que se transformou em programa. Eu brinco que é o maior quadro da televisão brasileira. É maior que muitos programas. Vai continuar na Rede Meio Norte, canal 7, vai continuar na Rádio Jornal Meio Norte, na frequência 90.30 FM, e agora vai para a TV JMN, no canal 20. Isso também é inéditos. Um programa ao vivo em duas televisões abertas e na rádio, além do meionorte.com e redes sociais”, finaliza Arimatea Carvalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES