Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Acesse a versão para celular

UBS da z.Norte será entregue hoje e investimento foi de R$ 768 mil

A unidade vai atender uma média de 12 mil teresinenses

Compartilhe
Google Whatsapp

A Prefeitura de Teresina entrega hoje (06) às 18h uma nova UBS que vai beneficiar a população dos bairros Parque Brasil I, Parque Brasil II e Residencial Francisca Trindade, na zona Norte. É a UBS Dr. Antônio Noronha de Pessoa Filho, que vai atender uma média de 12 mil teresinenses.

A nova unidade tem 526,53m² de área construída e teve um custo de R$ 761.467,70. Ela vem para abrigar as três equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) da região, que antes atuavam dentro do hospital municipal Mariano Castelo Branco. Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de saúde bucal, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde, responsáveis pelo elo entre a saúde pública e a comunidade.

Além do atendimento de saúde da família, a UBS vai disponibilizar serviços como consultas, acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura), tratamento e acompanhamento da hipertensão e diabetes, curativo, dispensação de medicamentos básicos, preservativos e contraceptivos, exame preventivo (câncer de colo de útero), grupo de educação em saúde, vacinação, nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, coleta de exames laboratoriais e agendamento de consultas e exames especializados.

O prédio conta com ambientes como seis consultórios, sendo dois médicos, dois odontológicos e dois de enfermagem, sala de marcação de consultas, de vacina, de curativos, de inalação, farmácia, espaços para atividades coletivas, playground, banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes.

A UBS recebe o nome do médico Antônio de Noronha Pessoa Filho. Foi o primeiro mestre em Pediatria no Piauí e professor da disciplina na UFPI. Cineasta, ocupou os cargos de Secretário de Cultura do Estado do Piauí, Secretário de Educação do Estado do Piauí e prefeito do município de Monsenhor Gil. Foi conhecido em Teresina não só pelo seu trabalho em Pediatria e atendimento ao adolescente, mas também por ser vanguardista, um homem além do seu tempo, condição esta que o fez um médico de almas.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto