Uece é uma das melhores estaduais do país, aponta ranking

Apenas 11 instituições estaduais brasileiras são listadas no ranking de 2021, estando a Uece entre elas.

O ranking analisou 13,6 milhões de publicações de pesquisa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) mais uma vez é classificada entre as melhores estaduais do Brasil pelo THE World University Rankings, produzido pela revista Times Higher Education (THE), responsável por alguns dos mais respeitados rankings do mundo. A universidade cearense se destaca especialmente como a melhor do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, ao lado da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia.

Apenas 11 instituições estaduais brasileiras são listadas no ranking de 2021, estando a Uece entre elas. Em seu 17º ano, o THE World University Rankings classificou um total de 1.527 instituições de 93 países, com base em dados de quase 2 mil das principais universidades de pesquisa do mundo e mais de 22 mil respostas de pesquisas de reputação acadêmica.

Para o chefe de gabinete e procurador educacional da Uece, professor Jerffeson Teixeira, o resultado do ranking de 2021 confirma a qualidade da universidade. “A conquista de espaço nos rankings THE demonstra o quanto a Uece cresce a cada ano. O resultado na mais nova edição do World University Rankings evidencia nosso compromisso com a sociedade, de produzir e disseminar conhecimento por meio da qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão oferecidos pela instituição”.

Outro ponto de destaque no novo ranking é o crescimento da Uece no indicador Perspectiva Internacional, que verifica a capacidade de uma universidade atrair estudantes e professores de todo o mundo e o número de publicações da instituição com autores internacionais.

Pedro Alexandre Lopes é estudante de Medicina da Universidade de Nice Sophia Antipolis, na França, e teve a oportunidade de fazer parte de sua graduação pela Uece, realizando Internato em 2019, com assistência do Escritório de Cooperação Internacional (ECint/Uece).

Divulgação

“No ano passado efetuei intercâmbio para fazer estágio no Hospital Instituto Dr. José Frota. A Uece tem um convênio com a Universidade de Nice, o que significa que a Uece pode enviar estudantes para cá e nós podemos enviar estudantes para a Uece. Foi uma experiência muito boa e espero voltar no próximo ano”, destacou Pedro Alexandre.

Quanto às publicações da Uece com autores internacionais, temos como exemplo o artigo intitulado Sustainable, healthy cities: protocol of a mixed methods evaluation of a cluster randomized controlled trial for Aedes control in Brazil using a community mobilization approach, publicado na PubMed no início de 2020, desenvolvido pelo professor da Uece Andrea Caprara, em parceria com autores de instituições do Canadá e México.

“Considero importante a parceria com autores internacionais porque permite três aspectos relevantes: 1. a publicação de resultados importantes que influenciam inovações nas políticas e na melhoria das condições de saúde das populações; 2. a possibilidade de atualizações constantes na formação, com conteúdo e métodos de ensino-aprendizagem inovadores; 3. a realização de atividades de extensão e pesquisa e a possibilidade de intercâmbio entre estudantes e profissionais de saúde de diferentes países”, avaliou professor Caprara.

O ranking analisou 13,6 milhões de publicações de pesquisa e mais de 86 milhões de citações em cinco anos de todas as universidades classificadas, com base em dados bibliométricos da Elsevier.

Além do ponto sobre Perspectivas Internacionais, o ranking THE avalia outros 12 indicadores que medem o desempenho de uma instituição em ensino, pesquisa e transferência de conhecimento.(Ascom Uece)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES