UESPI e Piauí Conectado inauguram laboratórios na área de telecomunicação

O Complexo de Telecomunicações vai funcionar dentro do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações da UESPI

UESPI e Piauí Conectado inauguram laboratórios na área de telecomunicação | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da rápida expansão da rede de fibra óptica no Piauí, o estado necessita cada vez mais de profissionais qualificados para atuar no setor de telecomunicações. Com o objetivo de gerar mais oportunidades e suprir essa demanda do mercado, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a PPP Piauí Conectado entregaram, na quarta-feira (23), o Complexo de Telecomunicações – CTEL. O espaço funciona dentro do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações da Universidade.

A Piauí Conectado foi a responsável pela estruturação das redes lógica e elétrica e contribuiu com a doação de uma série de equipamentos que vão auxiliar os alunos do curso de Engenharia Elétrica nas práticas em laboratório. A concessionária também intermediou parcerias com grandes empresas no segmento de tecnologia, como a Cisco, Nexa, ZTE e Multilaser, que irão fornecer equipamentos como switches, ONUs e OLTs. Os representantes da Nexa, Gustavo Bastos e Luciano Barcellos vieram ao Piauí para participar do evento.

UESPI e Piauí Conectado inauguram laboratórios na área de telecomunicação

Em seu discurso durante a solenidade, o presidente da Globaltask, Edson Ribeiro, destacou que a construção do Complexo é um trabalho de responsabilidade social, que traz novas oportunidades para centenas de alunos e ex-alunos da UESPI.

 “Cada metro quadrado dessa maravilhosa estrutura que hoje estamos entregando tem um pouco de tudo que acreditamos e temos feito, para levar esse estado a um outro patamar de desenvolvimento, onde os sonhos das pessoas possam virar realidade, através do acesso ao conhecimento, à inovação e a novas oportunidades”, afirmou.

MERCADO DE TRABALHO 

Os cursos oferecidos no CTEL vão preparar os profissionais formados em Engenharia Elétrica para atuação no mercado de trabalho, nas atividades de planejamento, projeto, supervisão, implantação, operação e manutenção de Sistemas de Telecomunicações.

Estudante do 7° período do curso de Engenharia Elétrica na UESPI, Hizadora Silva Lima conta que é uma satisfação imensa poder usufruir do espaço e lembra o importante papel que a internet teve durante o período mais crítico da pandemia. 

UESPI e Piauí Conectado inauguram laboratórios na área de telecomunicação

“A pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade que a sociedade tem dos recursos oferecidos pela telecomunicação, visto que foram desenvolvidas diversas atividades remotas. Por isso, é uma satisfação imensa poder desfrutar desse espaço, que tem o objetivo de formar profissionais devidamente habilitados para exercer funções nessa área. Só tenho realmente a agradecer por esta oportunidade de desenvolver atividades no ramo de telecomunicações”, relata.  

TRANSFORMAÇÃO 

O diretor-presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, aponta a importância de investir em capacitações profissionais na área de telecomunicações para a transformação da realidade socioeconômica do estado. “A rede de fibra óptica que estamos construindo através do Projeto Piauí Conectado contribui para o crescimento do mercado de telecom na região e, como consequência, gera novas oportunidades de trabalho no setor. Por isso, estamos investindo na capacitação de profissionais que possam atender a essa demanda que deve crescer ainda mais”, destaca.

Engenheiro de Telecomunicações

Segundo o diretor de Operações da Piauí Conectado, Leonardo Chagas, com a construção dos laboratórios o curso de Engenharia Elétrica passará a contar com a disciplina de Telecomunicações. “A partir de agora, os alunos que se formarem em Engenharia Elétrica também estarão habilitados para exercer a função de Engenheiro de Telecomunicações, conforme o artigo 9° do Confea. Este é o primeiro passo para que a UESPI possa, futuramente, oferecer uma graduação em Engenharia de Telecomunicações”, explica. 

Por meio de convênio assinado com a UESPI, a Piauí Conectado também colabora com o Programa de Extensão Formação em Tecnologias e Sistema de Telecomunicações, com a oferta de 10 cursos na área de telecomunicação. 

PARCERIA 

O reitor da UESPI, Evandro Alberto de Sousa, finalizou a cerimônia de inauguração agradecendo o apoio de todos os parceiros envolvidos na construção do CTEL: “Pouquíssimas empresas têm o que nós temos aqui dentro da Universidade Estadual do Piauí. A UESPI tem a capacidade de formar profissionais com qualidade para atender esse mercado pujante que transforma hoje o Brasil”, afirma. O reitor reforçou ainda a importância do trabalho da Piauí Conectado para o desenvolvimento do ensino superior no estado e citou os pontos de acesso à internet banda larga de alta qualidade instalados pela PPP para uso livre da comunidade acadêmica nos campi da UESPI espalhados por todo o estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES