Uespi e UCB discutem doutorado para Educação Física e mais 3 áreas

Uma proposta será elaborada e encaminhada para a Capes

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Piauí, Geraldo Luz, e os docentes do curso de Educação Física dialogaram com o coordenador de Pós-Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB), Daniel Boulassa, sobre  o programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) para docentes das áreas da Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Pedagogia, nesta quarta (6).

Segundo o pró-reitor, Geraldo Luz, a partir da discussão de hoje será elaborado uma proposta de Dinter para ser encaminhada a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “O nosso objetivo é atingir as metas de políticas institucionais voltadas para a qualificação docente”, declara. O Dinter viabiliza a formação, em nível de pós-graduação stricto sensu no país, de docentes das Instituições de Ensino Superior.

O professor da Educação Física, Móises Mendes, ressaltou que a UCB está propondo o Dinter para os professores de Educação Física, mas também para outras áreas da saúde e do ensino. O coordenador, Daniel Boulassa, destaca que a UCB e a Uespi já mantém o diálogo há alguns meses, mas hoje foi a primeira reunião para definir os parâmetros do doutorado. “Nós já temos um vínculo histórico com a região porque muitos mestres são formados pela UCB. Atualmente, temos alguns doutorados que são no Piauí”, pondera.

A Universidade Federal do Piauí também foi convidada a participar da elaboração da proposta com a UCB e Uespi. A previsão de lançamento do edital é para 2019, tendo em vista a aprovação da proposta pela Capes para o próximo ano. Além dos professores das instituições UFPI e Uespi, 20% das vagas serão destinadas para a comunidade.

Fonte: Com informações do Portal do Governo