Uespi lança campanha para combater preconceito

Pensando em combater a discriminação, a Universidade Estadual do Piauí lançou na última quarta-feira (10), no Campus Torquato Neto, no Pirajá em Teresina, a campanha “UESPI Contra os Preconceitos”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A discriminação contra a diversidade, seja ela de orientação sexual, raça, classes sociais e preferências religiosas é uma realidade em todo o país, principalmente dentro das universidades brasileiras.

Pensando em combater a discriminação, a Universidade Estadual do Piauí lançou na última quarta-feira (10), no Campus Torquato Neto, no Pirajá em Teresina, a campanha "UESPI Contra os Preconceitos", que deve distribuir seis mil panfletos e três mil materiais de divulgação como cartazes, outdoors e camisetas aos alunos de todos os campi da instituição.

A cerimonia de abertura aconteceu com o início da programação da 10ª Semana do Orgulho de Ser promovida pelo Grupo Matizes, onde a UESPI é parceira e sedia várias atividades até o dia 17 de setembro. O evento contou com a participação de diversas entidades e autoridades da instituição.

Para a coordenadora do Grupo, Marinalva Santana, o ambiente acadêmico deve promover ações que acolham e debatam a diversidade para que todos sejam respeitados e a UESPI tem avançado no combate à homofobia e transfobia dentro na universidade.

"Das cinco medidas de emergência que apresentamos para os gestores, duas foram implantadas. Uma deles é a adoção do nome social das travestis e transexuais em documentos acadêmicos; e a outra é esta campanha. Isso é um avanço e esperamos que as outras ações também sejam realizadas", revela.

Em seu discurso, a representante do Memorial Zumbi dos Palmares e coordenadora do Grupo Afrocultural Afoxá, Artenildes Silva, falou sobre o preconceito em relação aos negros e religiões de raiz africana e que a campanha mostra aos estudantes da universidade que devem ter respeito com a diversidade.

"Esse momento é extraordinário, pois há uma preocupação da gestão de uma instituição de ensino com o respeito às diversidades. Essa campanha garante que todas as pessoas sejam respeitadas, não importa de qual religião, raça ou orientação sexual", discursa.

O reitor Nouga Cardoso declarou que a UESPI é um lugar de qualificação profissional, mas também tem o dever de inquietar-se sobre os problemas sociais da sua população e que o preconceito deve ser combatido em todos os âmbitos, por isso, a instituição vem acatando e executando ações que garantam o respeito a todas as pessoas.

"Não foi o ponto o alto nem estaremos vivendo este momento apenas hoje no Campus Torquato Neto, nós estaremos promovendo até o final da nossa gestão eventos como esse em todos os campi da universidade, em todas as programações e movimentações da nossa reitoria. Políticas de apoio e respeito à diversidade serão feitas e esperamos criar um ambiente acadêmico que aceita a todos", aponta.

Para garantir o respeito às diversidades, a UESPI está desenvolvendo ações, pesquisas e projetos de extensão que ajudam a combater o preconceito em diversas frentes, realizando parceria com diversas entidades, como o Grupo Matizes, o Memorial Zumbi dos Palmares, a Coordenação Estadual de Enfretamento às Drogas.

Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES