Uespi lança periódico Letras em Revista

Uespi lança periódico Letras em Revista

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Professores e alunos do Curso de Letras-Portugu?s do Campus Poeta Torquato Neto, da Universidade Estadual do Piau? (Uespi), vivenciaram um momento hist?rico na trajet?ria de 21 anos de instala??o da gradua??o, cuja hist?ria se confunde com a da pr?pria universidade, visto que foi um dos seis primeiros cursos implantados com a cria??o do Centro de Ensino Superior do Piau? (Cespi), que, em 1993, passou a ser denominado de Universidade Estadual do Piau?, por meio de Decreto-Lei da Presid?ncia da Rep?blica.

Ligado ao Centro de Ci?ncias Humanas e Letras (CCHL), Letras-Portugu?s vem se destacando em fun??o de seu dinamismo na produ??o cient?fica, participando, com publica??o, de peri?dicos nacionais, locais e at? internacionais, mostrando ? sociedade pesquisas de alta qualidade e, ainda, com a fun??o sociocultural. Tais avan?os credenciam a gradua??o de Letras-Portugu?s a possuir o primeiro curso de Mestrado Institucional da Uespi, cujo projeto encontra-se em elabora??o e tudo converge para a realiza??o de mais esse sonho.

?Com um corpo efetivo formado por professores com especializa??o, mestrado e doutorado, Letras-Portugu?s caminha fortemente com a divulga??o do primeiro n?mero de Letras em Revista, para ter um curso stricto sensu. Comprometo-me em trabalhar para que, tamb?m, esse projeto seja implementado", disse a pr?-reitora de Pesquisa e P?s-gradua??o da Uespi, professora Norma Suely Campos Ramos. "Assim como a revista, a universidade vai criar as condi?es necess?rias para a implanta??o do Mestrado Institucional. Todos os professores e alunos est?o de parab?ns por esse momento t?o aguardado por todos que comp?em a gradua??o", acrescentou. "Quero agradecer a todos, em especial ? professora mestra Assun??o Sousa (coordenadora-geral de P?s-Gradua??o) e ao professor mestre Carlos Giovanni (coordenador-geral de Pesquisa) pelo apoio dado na condu??o das atividades da Prop (Pr?-Reitoria de Pesquisa)?, ressaltou.

A coordenadora do Programa de Qualifica??o Institucional (PQI), professora doutora Iveuta Abreu Lopes, editora do peri?dico, afirmou que Letras em Revista era mais que um velho sonho, era uma necessidade do curso de Letras.

O peri?dico surgiu dos esfor?os de todos os professores e do engajamento da universidade. "H? quase dois anos, estamos trabalhando no projeto da revista. Divulgamos edital de sele??o e procuramos ser os mais democr?ticos poss?veis na escolha dos artigos", frisou Iveuta Abreu. "Quero agradecer a todos, em especial aos professores doutores Algemira de Macedo Mendes e Feliciano Jos? Bezerra Filho pelo apoio.?

O professor doutor Feliciano Jos? Bezerra Filho informou aos interessados que queiram participar do segundo n?mero da revista que resgatem ou elaborem artigos, pois brevemente sair? o edital de sele??o para a confec??o do pr?ximo n?mero. ?Revejam o material, fa?am a atualiza??o e revis?o bibliogr?fica e, dentro do prazo estabelecido em edital, encaminhem ao conselho editorial para aprecia??o, pois o peri?dico ? um espa?o de divulga??o de trabalhos dos pesquisadores de Letras-Portugu?s da Uespi?, declarou.

Prestigiaram a solenidade, al?m de professores e alunos, a pr?-reitora de Administra??o e Finan?as, Joselita Izabel de Jesus; diretor da Facime, Is?nio Mesquita Vasconcelos; diretor do CCHL, Ant?nio Francisco Pereira da Silva; vice-diretor do Campus Cl?vis Moura, Francisco Davis Ferreira; chefe da Coordenadoria de Planejamento, Ant?nia Alves Pereira; procurador-chefe, Ant?nio Gon?alves Hon?rio; e a coordenadora do Curso de Letras-Portugu?s, F?tima Albuquerque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES