UFPI afirma que instituirá o “Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra”

Além disso, o mês será dedicado ao combate à violência de gênero. Veja a reposta da universidade na íntegra!

ery | r68
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) respondeu na tarde desta quarta-feira (1°), as propostas e reivindicações elaboradas pelos estudantes em assembleia-geral realizada ontem, diante da morte da estudante de jornalismo Janaína da Silva Bezerra, no último sábado (28) em Teresina. Com pedidos de justiça pela jovem, o movimento por mais segurança e diversas melhorias na universidade em vários âmbitos.

Dentre as sugestões, está a proposta de indenização da família da jovem. A UFPI pontuou que a Administração Superior adotará as medidas legais nesse sentido quando for demandada. Outra alegação dos estudantes seriam melhorias na iluminação, ampliação de todas as frotas de ônibus que atendem a universidade e claro, mais segurança no campus, a principal pauta discutida pelo movimento estudantil.UFPI afirma que instituirá o "Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra" (Foto: Reprodução/ @isaallvesv via Twiiter)

 “A Administração da UFPI está desde o início da gestão solicitando a ampliação de todas as frotas de ônibus. Continuará articulando para que a demanda seja efetivada, pois é uma ação de responsabilidade exclusiva da Prefeitura Municipal de Teresina. Quanto ao ônibus interno (Fantasmão) será ampliada a frequência da circulação, principalmente nos horários de pico. [...] Existe um cronograma de atendimento às unidades administrativas e acadêmicas, para a manutenção da iluminação do Campus, em parceria com a Prefeitura de Teresina. Tais ações serão intensificadas e a iluminação será reposta nas áreas necessitadas”, diz trecho da resposta da Universidade. 

Veja na íntegra: Resposta oficial da UFPI para os estudantes (Foto: Imagem cedida ao meionorte)

Outro ponto de destaque do posicionamento da instituição de ensino é que será instituído, oficialmente, via Conselho de Administração (CAD/UFPI), o dia 28 de janeiro como "Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra". Além disso, o mês será dedicado ao combate à violência de gênero. 

A UFPI esclarece ainda, diante das demandas apresentadas, que será aumentado o número e a frequência dos moto rondas, por meio de um aditivo ao contrato de prestações de serviços, junto as empresas. Será aumentado e melhorado o monitoramento por câmeras nos corredores dos Centros, paradas de ônibus, entradas e saídas. Já o policiamento, que já existe, será ampliado, de acordo com a universidade. 

Leia Mais

“Será encaminhado ao Hospital Universitário solicitação de atendimento de emergência aos 3 segmentos da Universidade. Será realizada uma discussão para inserir as questões de gênero nas disciplinas de todos os cursos, com ênfase nos cursos de Exatas e da Natureza, como temas transversais e institucionalização de projetos de ensino e de extensão.  Atendida pela constituição da Comissão de Enfreamento da Violência contra as Mulheres, pela criação de uma rede de combate ao assédio sexual e moral e um canal de denúncia exclusivo para alunos”, diz ainda a universidade.

UFPI afirma que instituirá o "Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra" (Foto: Raíssa Morais/ Meio Norte)

Ocupação da Reitoria e protestos

Na manhã de ontem, os alunos se reuniram no coreto da Reitoria, por volta das 9 horas, em protesto contra a morte de Janaína Bezerra, de 22 anos, aluna do curso de Jornalismo. Os estudantes realizaram uma assembleia-geral em memória e justiça pela vítima e deliberaram um calendário de mobilizações para os próximos dias. Os atos são convocados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPI.

A primeira ação do movimento foi o pedido de diálogo direto com os representantes da reitoria, que só haviam se manifestado por meio de notas e entrevistas para imprensa. A ocupação da reitoria, realizada no período do da tarde, segundo a aluna do curso de Biologia, Isadora Monteiro, foi a melhor forma dos estudantes serem ouvidos pelo reitor Gildásio Guedes.

UFPI afirma que instituirá o "Dia de Memória à Janaina da Silva Bezerra" (Foto: Ananda Soares/ Meio Norte)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES