UFPI define nesta terça-feira (18), protocolo para retorno das aulas

Será apresentada também a versão final do documento que regulamenta o Ensino Híbrido para o semestre

UFPI define nesta terça-feira (18), protocolo para retorno das aulas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), define nesta terça-feira (18), os detalhes do Plano de Biossegurança para retorno às aulas do semestre 2021.2, que inicia em 7 de fevereiro. Será apresentada também a versão final do documento que regulamenta o Ensino Híbrido para o semestre. A minuta de resolução teve ampla discussão com professores, técnicos e estudantes.

O Protocolo Geral de Biossegurança para Retomada de Atividades Presenciais será apreciado em sessão do Conselho Universitário (CONSUN), nesta terça, às 9h30. Já a Resolução do Ensino Híbrido será votada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), no mesmo dia, às 15 horas.

“A resolução do ensino híbrido na UFPI recebeu mais de 30 colaborações individuais e coletivas da comunidade. Fizemos um estudo técnico e incorporamos sugestões apresentadas”, diz a Pró-Reitora de Graduação, Ana Beatriz Gomes, ao enfatizar que a construção coletiva do documento visa garantir voz a todos os segmentos da comunidade acadêmica.

Será apresentada também a versão final do documento que regulamenta o Ensino Híbrido para o semestre - Foto: Divulgação

Desde 2021, o tema vem sendo discutido com as representações dos três segmentos da Universidade. A última reunião ocorreu na sexta (14/01) entre equipes da PREG e representantes de 18 centros acadêmicos e do DCE para tirar dúvidas dos alunos. Foi explicado aos alunos que está mantido o pagamento do auxílio moradia para quem depende da Residência Universitária, que as bibliotecas vão voltar a realizar empréstimos de livros com agendamento on-line e que a Universidade buscou interlocução com a Prefeitura para ampliar a oferta de ônibus na volta às aulas. “Explicamos todas as condições para que esse retorno inicie no dia 7 de fevereiro. Nós os tranquilizamos que a retomada será gradual e segura”, conta Ana Beatriz Gomes. 

A minuta de Resolução irá sugerir, entre outros pontos, que as aulas teóricas sejam preferencialmente em forma remota; que as disciplinas teórico-práticas em laboratório sejam ministradas no modelo remoto e presencial; e que as atividades de natureza prática, como estágios e atividades em laboratório, sejam realizadas no modelo presencial.

“A resolução oferece independência e flexibilidade às coordenações dos cursos, chefias de departamento e diretores de unidade para escolher a modalidade que mais se adapta às suas especificidades no momento de ofertar as disciplinas” explica Leomá Matos, diretor de Administração Acadêmica. “Vale lembrar que a resolução permite mesmo aos cursos sem prática de laboratório terem aulas presenciais. Isso vai depender da decisão da unidade juntamente com cursos e departamentos e também com base no potencial de ocupação de cada unidade, o que estará detalhado tanto na Resolução quando no Protocolo de Biossegurança”, completa Leomá.

Plano de Biossegurança – O Plano de Retomada da UFPI é um documento amplo e preparado com a supervisão do Comitê Gestor de Crise da Universidade, que tem à frente o vice-reitor e médico, Viriato Campelo. A proposta é auxiliar a comunidade acadêmica na tomada de decisões na volta às atividades em questões práticas como a organização de espaços, rotinas a serem adotadas, taxas de ocupação, medidas de biossegurança e o que fazer diante de casos suspeitos de covid-19.

“A meta é retornar gradualmente à presencialidade dentro das condições permitidas pelo quadro sanitário e realizar nossas atividades resguardando a saúde e segurança de todos”, avalia o vice-reitor Viriato Campelo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES