UFPI divulga Calendário Acadêmico 2023 da Graduação Presencial

O novo calendário acadêmico regulamenta os Períodos Letivos 2023.1 e 2023.2 dos cursos de graduação presencial da Instituição

UFPI divulga Calendário Acadêmico 2023 da Graduação Presencial | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já está disponível para consulta ao Calendário Acadêmico de 2023 da Graduação da Universidade Federal do Piauí. A resolução do calendário foi aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX). O novo calendário acadêmico regulamenta os Períodos Letivos 2023.1 e 2023.2 dos cursos de graduação presencial da Instituição.

O calendário apresenta flexibilização de oferta de disciplinas com duração bimestral, tendo em vista oportunizar um maior número de vagas por semestre e amenizar os níveis de retenção de discentes na Instituição. Com as datas propostas, a Universidade começa a igualar seu calendário acadêmico ao calendário civil de 2023, finalizando esse alinhamento em fevereiro de 2024.

 UFPI divulga Calendário Acadêmico 2023 da Graduação Presencial - Foto: Ascom

O calendário aprovado, conforme a Resolução CEPEX Nº 411, conta com 100 dias letivos e início das atividades do semestre 2023.1 no dia 3 de maio e conclusão no dia 29 de agosto. Já o semestre 2023.2 começa suas atividades no dia 25 de setembro e conclui em 21 de fevereiro de 2024. As matrículas curriculares do período 2023.1 para todos os estudantes da graduação (veteranos e calouros) ocorrerão de 17 a 22 de abril.

Mais destaques do Calendário Acadêmico 2023

Atendendo a sugestões da comunidade docente, a Resolução do novo calendário busca aproximar as férias dos professores às férias escolares de seus filhos. Para isso, foi estabelecido que o recesso de final de ano, somado, em seguida, ao período de férias docentes, gera um intervalo de pouco mais de 20 dias, começando em dezembro de 2023 e finalizando em meados de janeiro de 2024. "Com este esforço institucional coletivo, chegaremos ao ano de 2024 alinhados quanto a seu início e conclusão", explica Leomá Matos, diretor de Administração Acadêmica da PREG/UFPI.

Sobre o alinhamento ao calendário das escolas municipais e estaduais, a fim de possibilitar a realização dos estágios das licenciaturas, a Diretoria de Administração Acadêmica reforça que o Ensino Básico público, no estado, maior campo de atuação do estágio, também está concluindo suas atividades referentes ano letivo de 2022 e que os calendários escolares de 2023 ainda serão divulgados, mas devem ter datas aproximadas às do calendário da Universidade - o que viabilizará a realização dos estágios em escolas, sem grandes dificuldades.

E, por fim, em relação à demanda de coincidir o calendário acadêmico da graduação ao da pós-graduação na UFPI, a Instituição trabalha no aperfeiçoamento desse ajuste, que deve se efetivar no ano de 2024. 

Confira todas as datas e orientações referentes aos períodos letivos 2023.1 e 2023.2 na Resolução CEPEX Nº 411 do Calendário Acadêmico 2023.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES