UFPI é 3º do Nordeste em ranking que avalia práticas sustentáveis

A universidade foi a única do Piauí a figurar no ranking da Times Higher Education (THE) quanto ao engajamento em iniciativas de impacto

Universidade Federal avaliada como universidade de impacto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) alcançou o 19º lugar no ranking nacional do The Impact Rankings 2021, um levantamento da Times Higher Education (THE), que avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A Instituição subiu duas posições em relação ao ano passado. Quanto à posição regional, a UFPI ocupa o 3º lugar no Nordeste. A universidade foi a única do Piauí a figurar no ranking, sendo reconhecida quanto ao engajamento em iniciativas de impacto positivo para com a sociedade.

O ranking é baseado em desenvolvimento sustentável, preocupando-se em avaliar o índice de pobreza, fome, práticas saudáveis e que garantem o bem-estar e educação de qualidade. Ao todo, a pesquisa analisou 1.115 instituições de todo o mundo. 

Universidade Federal do Piauí é 3ª instituição do Nordeste em ranking de impacto positivo para com a sociedade | FOTO: Divulgação

De acordo com a Assessora Internacional da UFPI, Professora Érica Fontes, a metodologia baseia-se na performance das universidades considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Ela acrescenta que o propósito é exterminar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, propiciando melhor qualidade de vida para a população mundial. Questionada sobre o impacto da ascensão da UFPI na pesquisa, ela pontua que representa um importante avanço, tendo em vista que o número de universidades brasileiras participando do ranking dobrou em relação ao ano anterior.

Érica complementa, destacando que existem diversos pontos levados em consideração para que os propósitos sejam alcançados e a posição atual seja favorável. Entre eles, possuir os programas de assistência aos discentes em vulnerabilidade social, incluindo o Restaurante Universitário (via PRAEC) mais barato do Brasil, programas e projetos de extensão (PREXC) e bolsas acadêmicas (em diversas unidades da UFPI), são peças-chave. Dessa forma, ainda segundo a Assessora, a gestão da Universidade organiza suas ações já levando em conta os 17 objetivos da ONU, priorizando-os sempre que possível.

Mais do que uma posição, Érica compartilha que esse momento é fundamental porque envia uma mensagem ao mundo sobre as prioridades da universidade, que está contextualizada com as necessidades do planeta. “As pessoas se interessam em estudar em um local que está inserido num contexto social de desenvolvimento sustentável. Não estamos numa bolha”, declara.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES