UFPI é umas das primeiras do País a aprovar Plano de Integridade

O Plano de Integridade é um dos instrumentos que compõe a Política de Governança da Administração Pública do Governo Federal

| Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Valores como ética, transparência, humanização e responsabilidade social da UFPI ganham ainda mais evidência com a aprovação do Plano de Integridade da Instituição, disponível para consulta pela comunidade acadêmica no site da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).  Com a aprovação do Plano pelo Comitê Interno de Governança em 15 de março, a UFPI se notabiliza por ser umas das primeiras universidades do País a cumprir essa exigência dos órgãos externos de controle demandados a órgãos e instituições da Administração Pública Federal. Além disso, o Plano de Integridade faz parte do Planejamento de Gestão da UFPI.

O Plano de Integridade da UFPI traz, sobretudo, o desenho de novas práticas de gestão de pessoas na Instituição após mapeamento de todos os setores da Universidade. O objetivo é prevenir condutas não éticas, que resultem no desperdício de recursos financeiros, mau uso de equipamentos e infraestrutura da Universidade e que possam afetar o bom andamento das atividades na UFPI.

Crédito: Raíssa Morais

A Profa. Dra. Regina Ferraz Mendes Viana, Diretora de Governança/Proplan, explica que a maioria das ações apresentadas no Plano de Integridade diz respeito a mudanças de comportamento de servidores e/ou da comunidade, num esforço de aperfeiçoamento e vigilância para melhoria das práticas dentro da instituição.

“Foi realizado um estudo completo em reuniões com representantes das principais unidades da UFPI: pró-reitorias, superintendências, direções de centros, e fomos mapeando um conjunto de situações que tem relação principalmente com algum tipo de conflito, de possibilidade de danos à integridade. Verificamos que o risco à integridade na UFPI é relacionado principalmente a pessoal, por envolve algum tipo de comportamento do servidor público e da comunidade em geral. E realizamos esse monitoramento para saber onde a Universidade precisa atuar para se tornar mais efetiva, para não investir esforços em eventos de pouco impacto ou que raramente podem acontecer”, disse.

O trabalho para construção do Plano mapeou os eventos conforme riscos que apresentam à integridade: alto, médio ou baixo, além de mensurar possíveis impactos desses riscos. “Verificamos que a maioria dos nossos riscos já estão sendo bem administrados pela UFPI, amparados na eficiência de mecanismos internos de controle. Precisamos, no entanto, fortalecer o controle de situações que podem resultar em alguns riscos. E, na UFPI, no geral, os eventos são de médio a baixo risco à integridade”, avalia a Profa. Regina Ferraz.

Manter a integridade nos processos e atividades dentro da Instituição é fundamental para garantir ética e lisura. Um exemplo é a realização de concursos públicos na UFPI sem ocorrências de denúncias ou suspeitas de irregularidades. Para garantir a segurança que a sociedade espera na realização de um certame, o Plano de Integridade avalia quais medidas a Universidade toma, por exemplo, para imprimir provas? Fechar a gráfica, realizar um controle rigoroso de pessoas que têm acesso às provas e fazer distribuição de provas lacradas são algumas dessas providências. “Essas medidas são o controle do risco e estamos fazendo com isso o monitoramento da integridade”, declara a Profa. Regina Ferraz.

Professora Doutora Regina Ferraz

Exigência para o Plano de Integridade

O Plano de Integridade é um dos instrumentos que compõe a Política de Governança da Administração Pública do Governo Federal, uma exigência estabelecida pelo Decreto 9.203 de 2017. Uma boa política de governança serve para fortalecer a confiança nas instituições públicas, fomentar a coerência e promover a coordenação e estabelecer patamares mínimos de governança.

“A UFPI está à frente nesse processo de institucionalização do Programa de Integridade entre os órgãos do executivo”. A Universidade deu um passo significativo com a aprovação do Plano de Integridade e com a melhoria da sua estrutura de Governança. E esse esforço vai trazer um resultado muito positivo para a comunidade universitária, com a qualificação dos serviços ofertados”, avaliou Edilson Correia Alves Lima, Auditor-Chefe da Auditoria Interna da UFPI.

A Auditoria Interna da Universidade é uma das unidades que farão monitoramento do Plano de Integridade. “Estamos construindo uma metodologia de avaliação com questionário trazendo escalas que vão variar de 0 a 4. Vamos fazer entrevistas com servidores, avaliar instrumentos de controle, com mecanismos de prevenção e de detecção, além de monitorar gestão de risco. E ao final, teremos uma radiografia da estrutura de controle interno. E com a Integridade podemos fazer da mesma forma”, detalha o Auditor-Chefe da Auditoria Interna da UFPI, Edilson Correia Alves Lima.

O Plano de Integridade da UFPI envolve a articulação de diversas unidades da Instituição, voltando-se a assegurar o cumprimento de objetivos estratégicos da Universidade. As unidades que trabalham de forma coordenada para a efetividade do Plano de Integridade da UFPI são: Comissão de Ética, que avalia situações de desvios de servidores; Comissão de Conflito e Interesse; que pode avaliar a infringência de situações que causem desvio de interesse dos servidores; a Ouvidoria, que capta a manifestação do cidadãos; a Auditoria Interna, responsável pelo monitoramento dos planos e políticas; a Unidade de Correição; além da própria Diretoria de Governança, que faz a articulação, assumindo o compromisso de implementação das ações sugeridas, além de também monitorar e estar em permanente comunicação com todas essas estruturas.

O Auditor-Chefe da Auditoria Interna da UFPI faz questão de frisar que as medidas apontadas no Plano de Integridade de UFPI têm como foco possíveis desvios de conduta. “ A gente especulou sobre todas as situação que podem levar a desvio de conduta, que já aconteceram no passado e poderiam voltar a ocorrer, para estabelecer um plano de ação para diminuir a possibilidade de ocorrência de situação indesejadas”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES