UFPI inicia processo de emissão de carteiras estudantis 2021

A coordenadora do DCE/UFPI, Thays Dias detalha que não é necessário que o aluno se desloque até a sede do diretório para pegar o documento

UFPI inicia processo de emissão de carteiras estudantis 2021 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), deu início ao processo de emissão das carteitas estudantis ano 2021. A solicitação é totalmente online e a entrega do documento será feita no endereço do estudante.

Para solicitar a carteira o discente acessa o site, preenche os dados da matrícula, com endereço atualizado, anexa 01 (uma foto) recente em fundo branco e realiza o pagamento. A coordenadora do DCE/UFPI, Thays Dias detalha que não é necessário que o aluno se desloque até a sede do diretório na Ufpi para pegar a carteira. 

A coordenadora do DCE/UFPI, Thays Dias, detalha como será emissão das carteiras da Ufpi ano 2021- Foto: JMN

"É tudo online e não é muito difícil, é possível fazer até do celular. Após o preenchimento dos dados e o pagamento faremos a emissão do documento que será entregue na própria casa do estudante. O valor da carteira custa R$ 15,75 no total: 13,25 (carteira) + 2,50 (Taxa de entrega). É importante que o campo de endereço seja preenchido com muita atenção e com um ponto de referência", explica.

O reajuste foi aprovado com os centros acadêmicos mediante a inslusão da taxa de envio que será feita por uma empresa de entregas.

DCE/UFPI inicia emissão de carteiras 2021- Imagem: sistena de emissão do DCE

O documento estudantil tem validade até março de 2022, segundo diz a Lei 2.933, é válido por um ano em todo território nacional. Tem direito ao benefício da gratuidade os estudantes de ensino superior e tecnológicos matriculados no período regular vigente.

Os acadêmicos que não receberam as carteiras em 2020 não precisam pagar novamente. "Quem solicitou a carteira ano passado e não recebeu, pedimos apenas que refaçam o cadastro novamente, coloque o código da transação da carteira de 2020 que iremos confeccionar a nova carteira deste ano para aquele acadêmico sem nenhum custo", observa Thays Dias.

Dados do DCE mostram que mais de 50% do alunado da Ufpi pega no mínimo dois ônibus para ir até os campi da instituição.

Suspensão

A suspensão das carteiras ocorreu desde o início da pandemia, em março de 2020, com as aulas remotas e em recomendação as normas de decreto do Governo Estado e de regimentos da própria instituição.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES