UFPI mantém obrigatoriedade do uso de máscara dentro da universidade

Durante reunião do Comitê Gestor de Crise realizada nessa sexta-feira (27), ficou decidido por manter o Protocolo de Biossegurança.

UFPI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai manter a obrigatoriedade do uso de máscaras para acesso às salas de aula e espaços administrativos da instituição. Segundo a Universidade, durante reunião do Comitê Gestor de Crise realizada nessa sexta-feira (27), ficou decidido por manter o Protocolo de Biossegurança da Instituição atualizado pela última vez em julho de 2022. 

O Presidente do CGC e Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, informou que a decisão por continuar com o uso de máscaras e a solicitação do comprovante de vacinação é pautada no modelo adotado pela Universidade de cuidado com a comunidade baseado na educação e descentralização. 

UFPI mantém exigência de máscara dentro da instituição | FOTO: Divulgação

“Além de manter o uso de máscara e a exigência do passaporte de vacinação, também ressaltamos a descentralização, ou seja, cada setor tem a autonomia de definir suas regras específicas no combate à covid, por exemplo, alguns cursos em que são necessários EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como uso de luvas e jalecos. A Administração Superior segue atendendo a essas demandas”, afirmou.

Durante a reunião, também foi tratado sobre a disponibilização de espaço físico, no Campus de Teresina, para vacinação permanente de covid-19 e outras enfermidades, como a imunização de H1N1, programada para após o período chuvoso.

Para a professora do Curso de Enfermagem, Telma Maria Evangelista de Araújo, integrante do CGC, a decisão por preservar o Protocolo de Biossegurança é prudente. “Estamos em um momento que Teresina está na faixa verde de transmissão da covid-19, o que significa baixo nível de transmissão. Mesmo assim é necessário manter os cuidados, por isso a importância de continuar com as máscaras e o comprovante de vacinação”, destacou.

Uso facultativo

No Piauí, foi decretado o fim da obrigatoriedade de máscaras em todo o Estado em ambientes abertos e fechados, neste mês de janeiro. O decreto segue as recomendações do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE/PI), que se reuniu no início do mês para avaliar a situação epidemiológica e assistencial no Estado.

O documento, publicado no Diário Oficial do Estado, do dia 16 de janeiro, determina o uso facultativo de máscaras em ambiente aberto, semiaberto ou fechado, seja público ou privado, mas mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em consultórios por trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes em clínicas, unidades e estabelecimentos assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES