UFPI oferta 283 vagas para Colégios Técnicos do Piauí

Estarão abertas as inscrições para ingresso de novos alunos nos Colégios Técnicos de Teresina, Floriano e Bom Jesus, até o dia 08 de fevereiro.

UFPI oferta 283 vagas para Colégios Técnicos do Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No período de 21 de janeiro a 08 de fevereiro de 2021, estarão abertas as inscrições para ingresso de novos alunos nos Colégios Técnicos de Teresina, Floriano e Bom Jesus. São ofertadas 283 vagas para cursos técnicos concomitantes com o ensino médio (para candidatos com o Ensino Fundamental concluído) e cursos técnicos subsequentes (para candidatos com o Ensino Médio concluído). Das vagas ofertadas, 20% (vinte por cento) serão destinadas à ampla concorrência e 80% (oitenta por cento) ao sistema de reserva de vagas.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site www.ufpi.br/copese, onde o candidato terá acesso ao Edital e ao formulário de inscrição. 

UFPI oferta 283 vagas para Colégios Técnicos do Piauí

Seleção

A seleção será feita considerando o rendimento das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática constantes no Histórico Escolar ou equivalente e de acordo com as notas inseridas pelo candidato em local próprio no formulário eletrônico de inscrição. Esse formato de seleção acontece de forma extraordinária, devido à pandemia da covid-19, que estabelece a necessidade de se evitarem aglomerações, principalmente em atividades e eventos que reúnam grande número de pessoas em locais fechados. 

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, inserir as notas especificadas em seu Histórico Escolar (ou Declaração Equivalente) e anexar Histórico Escolar ou Declaração Equivalente para comprovação das notas.

O valor da taxa de inscrição será de R$30,00 (trinta reais) para candidatos às vagas de ampla concorrência e R$ 15,00 (quinze reais) para os candidatos às vagas pelo sistema de reserva de vagas de escola pública.

Colégios e cursos

O Colégio Técnico de Teresina vai ofertar 110 vagas, distribuídas nos cursos de técnico em agropecuária, técnico em informática e técnico em enfermagem.

Já o Colégio Técnico de Floriano ofertará 48 vagas, sendo distribuídas para os cursos de técnico em agropecuária, técnico em informática e técnico em agente comunitário.

O Colégio Técnico de Bom Jesus terá 125 vagas, distribuídas para os cursos de técnico em agropecuária, técnico em informática e técnico em enfermagem.

Colégios Técnicos da UFPI

Segundo a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Profa. Virgínia Muniz, os cursos técnicos são importantes meios para qualificar o estudante em habilidades técnicas, acadêmicas e relacionadas à empregabilidade, o que possibilita agilidade na inserção no mercado de trabalho. Além de contribuir para o desenvolvimento da carreira profissional, serve de base para a graduação.

Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Profa. Virgínia Muniz 

“Nos Colégios Técnicos, temos as disciplinas práticas, estágio supervisionado e laboratórios muito bem equipados para que a simulação (do mercado de trabalho) possa ocorrer. O aluno tem a oportunidade de sair do curso técnico preparado para desenvolver a sua carreira profissional”, informou a Superintendente.

O aluno do EBTT da UFPI pode participar de programas de apoio à permanência, voltados para aqueles que estão em vulnerabilidade sócio-econômica, são ações como auxílio creche, auxílio emergencial, residência estudantil e restaurante universitário. Além disso, tem atendimento odontológico, acompanhamento nutricional e com equipe de enfermagem.

O corpo docente dos colégios é formado por 80% de mestres e doutores, e as pesquisas realizadas pelos alunos do EBTT são no mesmo nível das desenvolvidas na graduação. Durante o SIUFPI 2020 (Seminários Integrados da UFPI), por exemplo, o EBTT realizou 09 minicursos com a participação de 300 pessoas e a palestra magna teve cerca de 1.000 visualizações.

“Dentro desse contexto, os discentes dos Colégios Técnicos, além da educação técnica/profissionalizante, podem realizar atividades de pesquisa e extensão, tendo assim uma preparação completa para desenvolver sua carreira profissional e aptos a contribuir para o desenvolvimento do Estado nas 03 macrorregiões do Piauí (norte, sul e centro)”, frisou a professora Virgínia.

Acesse aqui o edital com informações para ingresso nos Colégios Técnicos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES