UFPI, PM e PF discutem estratégias para reforçar segurança no Campus

Como resultado imediato da reunião, as rondas da PM passam a ter seus horários ampliados até às 22h

UFPI, PM e PF discutem estratégias para reforçar segurança no Campus | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, recebeu, na sexta-feira (1º/07) o Tenente-Coronel Adriano Lucena, comandante do Comando Metropolitano I da Capital, e o chefe do Núcleo de Operações da Polícia Federal, Mario Paulo, para discutir a intensificação de ações para ampliar medidas de segurança à comunidade acadêmica do Campus de Teresina.  

Como resultado imediato da reunião, as rondas da PM passam a ter seus horários ampliados até às 22h, para oferecer mais segurança aos alunos na faixa de horário de encerramento das atividades noturnas, especialmente, nas paradas de ônibus em frente aos centros. Também ficou acertada a ampliação do apoio da Polícia Federal por meio do incremento de seus serviços de inteligência. Fruto da interlocução da Administração Superior com a PMPI, as rondas já haviam sido intensificadas desde a semana passada, com o patrulhamento motorizado das vias públicas que cortam o Campus de Teresina, de 5h as 9h e das 16h as 20h.

A atuação da Universidade para fortalecer a segurança inclui reforço das ações da Divisão de Vigilância, com o trabalho de 186 profissionais, entre 23 postos de vigilantes desarmados e 16 postos de profissionais com armas, efetivos e terceirizados. Em horários de pico, as ações se intensificam com duas viaturas e três motos que fazem rondas no campus. Houve, ainda, ajuste de horários de atuação dos vigilantes para melhor atender às necessidades do retorno presencial.

Reitor Gildásio Guedes e o Tenente-Coronel Lucena discutem parcerias - Foto: Ascom

Segundo o Reitor Gildásio Guedes, a Universidade sempre busca ampliar suas ações em prol da segurança da comunidade acadêmica e também da população que faz uso dos espaços da Instituição. As ações são constantemente aprimoradas já que a UFPI tem a particularidade de ter acesso aberto à comunidade ao ser atravessada por vias públicas. “Sempre buscamos apoio de todos os entes que fazem a segurança da sociedade, a exemplo da PM e PF, para que assim, em conjunto com o sistema de vigilância da UFPI, possamos oferecer melhor proteção a todos”, disse.

O Tenente-Coronel Lucena enfatizou que a PM-PI garantirá, dentro de suas atribuições, o melhor serviço de segurança à comunidade que frequenta o Campus de Teresina. “Contamos com a participação de todos e incentivamos que, em eventuais ocorrências, não deixem de fazer Boletins de Ocorrência, além de buscar amparo da Polícia fazendo uso de nossos canais de comunicação, como o 190 e nossos aplicativos, como o PMPI Cidadão, e redes sociais (@pmpi_oficial)”, afirmou.

Também participaram da reunião o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek; os representantes da Vigilância UFPI Alberto Oliveira e Helvídio Fernandes. 

Pautas de Segurança, Transporte e Orçamento também foram discutidas em reunião com o DCE 

Em reunião com alunos representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPI, nessa quinta (30/06), foi apresentada a situação orçamentária da Universidade. O Reitor Gildásio Guedes ressaltou que tem realizado intensa discussão de alternativas para o melhor acolhimento da comunidade acadêmica. Entre as temáticas discutidas, a viabilização do aumento da frota de ônibus e a questão da segurança foram pautadas. 

A estudante Thays Dias, Diretora-Financeira do DCE, compartilhou a importância dessa interlocução entre a representação estudantil e a Administração Superior. “É um espaço importante para que sejamos ouvidos e entendam nossas necessidades”, afirmou. Além de Thays, os alunos Raynara Batista, Helvídio Filho e Felipe Ribeiro, também representantes do Diretório, participaram da reunião.

Diretoria do DCE na reunião com o Reitor; a Diretora-Financeira Thays Dias, ao centro - Foto: Ascom

Na oportunidade, também estiveram presente a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes, o Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; além do Prefeito Universitário, Alessandro Radamek e do Chefe da Vigilância, Alberto Oliveira.

 Interlocução com STRANS resultou em aumento da frota de ônibus que circula no Campus 

Semanas antes do início das aulas, que ocorreu em 20 de junho, a Administração Superior ampliou a interlocução com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para buscar aumento da frota de ônibus que fazem rota para o Campus Ministro Petrônio Portella. Segundo a STRANS, desde o dia 21 de junho, houve aumento nas linhas que atendem a UFPI, principalmente a linha 401 – Universidade, que passou de 2 para 8 ônibus em funcionamento.  Também foram aumentados veículos nas linhas 563 – Universidade Circular I; 365 – Universidade Circular II; 723 – Rodoviária Circular 1; 327 – Rodoviária Circular 2 para garantir a operacionalidade do transporte público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES