UFPI promove I Congresso Internacional de Jornalismo Inovação e Igualdade

O evento inicia nesta segunda-feira (24) e continua na terça-feira (25) com palestras e grupos de trabalhos.

UFPI promove I Congresso Internacional de Jornalismo Inovação e Igualdade | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começa nesta segunda-feira (24) o I Congresso Internacional de Jornalismo, Inovação e Igualdade. O evento inicia à 9h, com a mesa redonda “Convergências e contrastes digitais: modos de pensar um jornalismo inovador”. Com cronograma dividido em duas etapas, a programação continua na terça-feira (25) com palestras e grupos de trabalhos. O Congresso é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Inovação e Igualdade (JOII), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A terça-feira conta com uma mesa de debate voltada à prática da profissão, com convidados consagrados na área. Sarah Fontenele, do Ocorre Diário (Teresina), Lá Garganta Poderosa (Argentina) e Raíssa Galvão (Mídia Ninja) são alguns dos componentes. Entre as diversas propostas do Grupo, o Congresso representa a materialização do tripé que o guia, especialmente no contexto de pandemia.

UFPI promove I Congresso Internacional de Jornalismo Inovação e Igualdade

Juliana Teixeira, líder do JOII-UFPI e professora do Departamento de Comunicação Social (DCS), conta que as expectativas são positivas para o evento e ressalta que enquanto Grupo nunca foi questionado o porquê de pensar em uma comunicação inclusiva, já que sempre se partiu da compressão de que ela é fundamental. “Um dos conceitos trabalhados é a apropriação social da tecnologia. Não adianta ingressar no online para ensino e extensão sem ver que a exclusão digital é enorme não só entre alunos, mas entre professores também”, pontua.

Membro do JOII-UFPI, a estudante de Comunicação Social Lanna Artemízia compartilha que participar do Grupo e do Congresso permite o contato com pessoas que trabalham temáticas variadas dentro da área, como Harry Potter, por exemplo. “Isso me abriu os olhos com relação à minha pesquisa sobre fãs. Vejo que eu estou produzindo e vou trazer coisas bacanas para a academia. Fico feliz em ver os trabalhos que recebemos e isso me incentiva mais”, externa.

O evento será transmitido pelo canal no Youtube JOII UFPI. Para mais informações, basta entrar em contato pelo instagram @joii.ufpi.

Sobre o JOII-UFPI

Dentro das muitas linhas de atuação, o Grupo JOII-UFPI surge para suprir a carência de pesquisas direcionadas para o campo das novas tecnologias da inovação em jornalismo no Piauí. O tripé jornalismo, inovação e igualdade guiam as ações e produções científicas e humanas do Grupo, que iniciou formalmente em maio de 2020.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES